Agricultura Familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo Brasil. Foto: Arquivo/ Emater

Entre os dias 22 e 27 de julho, o alicerce socioeconômico do Setor Primário de Montenegro será qualificado. A 2ª Semana da Agricultura Familiar de Montenegro tratará à mulher e ao homem do campo informações quanto a novas técnicas que garantam produtividade com qualidade. O intuito é proporcionar a subsistência das famílias que vivem da terra, mas focando também na possibilidade de comercialização de sua produção.

O evento é da Prefeitura de Montenegro em parceria com entidades, como a Emater/ Ascar-RS que trará convidados para palestras e oficinas, em programação que será aberta na manhã da segunda-feira, dia 22. As duas palestras acontecerão na Sede da Oase de Campo do Meio (ao lado do Salão da Comunidade Evangélica de Campo do Meio), encerrando a programação da XV Festa da Bergamota Montenegrina.

A Semana acontece em comemoração ao Dia Internacional da Agricultura Familiar, celebrado em 25 de julho. A secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural participa da organização, que oferece ainda oficinas, palestras, visitas em propriedades rurais e tarde no campo. As inscrições às atividades são limitadas, mas abertas à comunidade.

A 2ª Semana da Agricultura Familiar é uma realização da Prefeitura Municipal de Montenegro, através das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Educação e Cultura, ao lado da Emater. Apoiam ainda: Rádio Montenegro FM, Amarti (Associação Montenegrina de Artistas), Unisc, Associação Montenegrina de Piscicultores, Associação de Citricultores de Campo do Meio, Centro de Treinamento de Montenegro e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Programação da Semana:
Segunda-feira – dia 22
Das 9 às 11h15min
– Marcelo Brandoli – engº. agrônomo e gerente regional da Emater
* Utilização da energia solar fotovoltaica na propriedade rural
– Renar João Bender – engº. agrônomo e professor na UFRGS
* Desverdecimento da bergamota
14 horas – Audiência Pública “O Desenvolvimento Rural” – Câmara de Vereadores
Terça-feira – dia 23
13h30min – oficinas – Centro de Treinamento de Agricultores (Cetam) – bairro Zootecnia
Temas: Plantas Alimentícias não Comestíveis; Como Fazer Spritz Bier; Tratos Culturais de Orquídeas; Pães e Keschimier Temperada; Biscoito de Polvilho de Araruta e Artesanato; Pomada de Calêndula e Alfazema
Quarta-feira – dia 24
Manhã e tarde – visita à Granja Krantz – Alfama (público em geral e escolas)
Quinta-feira – dia 25
8h30min – visita à produtora de orquídeas Vera Alice Moreira – Fortaleza
13h30min – palestra Gestão Rural – Desafios e Oportunidades – campi Unisc
Sexta-feira – dia 26
Das 10 às 19 horas – Feira da Agricultura Familiar e Oficina de Bonecos em Palha de Milho – praça Rui Barbosa (venda de produtos agrícolas, coloniais e artesanato)
Sábado – dia 27
Das 7h30min às 11h30min – Dia da Casa do Produtor Rural e Encontro de Artistas Rurais – Casa do Produtor Rural (Terno de Reis, declamadores, violeiros, gaiteiros)
De segunda a quinta-feira
– exposição artística com temática “Agricultura Familiar” – Câmara de Vereadores

*inscrições nas atividades ou para apresentação artística dia 27 – na Secretaria de Desenvolvimento Rural: rua Campos Neto, 777 – Senai; ou pelo telefone 3632-8533

Deixe seu comentário