A comunidade escolar da Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Josepha Alves de Oliveira, teve uma manhã de Sábado Literário. As famílias do bairro Porto dos Pereira se reuniram no pátio do educandário para apreciar declamação de poesia, ouvir música, tomar um chimarrão com lanchinho ou, simplesmente, confraternizar. Aqueles que precisavam renovar sua biblioteca, podiam comprar novos ou substituir um já desfrutado no “Troca-troca de Livros”, da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira.
Uma sala de aula foi transformada em “Balada”, espaço exclusivo dos jovens, sem os pais e com música ao gosto de sua geração. Pelo pátio estavam expostas obras literárias clássicas, algumas na Língua Espanhola para integrar os alunos Venezuelanos matriculados. Os projetos da Iniciação Científica, estimulados da Educação Infantil ao 9º Ano, inclusive vencedores em feiras e na Expointer, estavam expostos nas paredes e corredores, revelando a profusão de conhecimento presente no educandário.
O Sábado Literário abriu a Semana Literária da Escola Maria Josepha, que terá programação em todos os dias, com destaque para a visita de autores. Na quarta-feira, dia 8, o Patrono da Feira do Livro de Montenegro, Flavio Azeredo, será recebido nos dois turnos. As turmas trabalharam com duas obras do autor, que é pesquisador, bailarino e coreografo: “A Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul” e “Vertentes das Danças Açorianas”.
A diretora, Fabiane Klein Cappra, assinala que Azeredo é um parceiro antigo da comunidade escolar, desde uma capacitação dos professores até a montagem da Quadrilha Junina que levou ao São João do Montenegro 2023 o tema “Brasileirinho: um Carnaval em Veneza”. No horizonte está agora um intercâmbio cultural entre alunos da Maria Josepha e Portugueses. Por enquanto, ficou definida a paridade de faixa etária, sendo que a conexão deverá ser virtual. “Mas a gente sonha alto. Quem sabe até levar os alunos para Portugal”, se animou a diretora.
A próxima visita será da escritora Cíntia Freitas, com bate-papo e autógrafos nos dois turnos da quinta-feira, 9. A obra trabalhada em sala de aula foi “Nave Mãe”. A programação prevê ainda Momento da Leitura, na terça e quinta-feira. Este é um projeto anual do educandário, no qual são reservados 15 minutos por semana onde toda a escola pará o que está fazendo e pega um livro.