Torre é erguida por máquinas e pessoal dos Serviços Urbanos, e pelo Departamento de Estradas da SMDR. Foto: Acom Prefeitura

O abastecimento de água foi normalizado ao meio-dia da quarta-feira, dia 23, aos moradores do Bom Jardim e parte alta da Costa da Serra, interior de Montenegro. Por 10 dias, o serviço esteve precário, depois que o motor do poço comunitário antigo (na Bom Jardim) estragou devido a queda no nível d’água. Para solucionar, na quarta-feira, 22, a Associação Comunitária do Bom Jardim acionou a bomba reserva dele e instalou, provisoriamente, outra no poço novo.

O presidente, Waldemar Antônio Helfer, revela que a demanda vem aumentando muito na localidade, com cerca de uma nova casa ligada à rede a cada mês, o que baixou o nível. Desta forma a bomba puxa junto muito ar, e, por consequência, reduz a capacidade de vazão. A única saída foi colocar em funcionamento aquele poço perfurado há cerca de dois anos, mesmo que ainda não esteja pronto.

Helfer explica à comunidade que este funcionamento é temporário, com a bomba nova ligada diretamente em uma rede elétrica emprestada. Sem um funcionamento automático, é necessário que alguém fique de prontidão para ligar e desligar, o que justifica a interrupção no serviço durante a noite. Se trabalhar sem parar, é muito provável que a bomba queime.

A Prefeitura informou que iniciou segunda-feira, 20, a concretagem da base para instalação do reservatório. O presidente calcula, ao menos, mais uma semana para a equipe do Município erguer a torre, puxar rede elétrica e instalar o painel de controle. Todavia, considera o abastecimento normalizado, inclusive com boa pressão nas torneiras.

O novo poço comunitário foi perfurado em 2018 e liberado há mais de um ano – após testes de vazão e de pureza pela Corsan. Localizado na elevação entre as duas comunidades, ao lado da ERS-411, tem vazão de 7 mil litros/hora. Ele foi planejado para ampliar a capacidade da rede atual, todavia, a demora para finalizar a estrutura da caixa d’água tornou-o agora uma solução emergencial.

Deixe seu comentário