Inseticida natural pode ajudar no combate ao mosquito da dengue

Produto é feito com a casca de bergamota e pode ser feito em casa

Com uma grande produção de bergamota e a alta de casos de dengue e focos do mosquito Aedes aegypti, Montenegro e região podem se beneficiar de uma pesquisa de estudantes do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, de Santa Maria, que resultou em um inseticida natural que tem como base a casca de bergamota para combater o mosquito. O produto, batizado de Bergacida, pode ser feito em casa e elimina o mosquito em suas fases de larva e pupa.

De acordo com a educadora de Química e orientadora da pesquisa, Josiéli Siqueira, para sintetizar o produto, as estudantes ferveram a casca de bergamota com água e, após, fizeram a extração da substância acrescentando álcool etílico. “A casca da bergamota possui naturalmente propriedades antibacterianas e antifungicidas, o que, somadas às propriedades do álcool, potencializa a sua eficácia (PH em torno de 5) no combate ao Aedes aegypti, tanto no estágio da pupa, quanto da larva”, explica a professora.

Testes mostraram que com apenas uma borrifada do Bergacida foi possível matar a pupa em cerca de 4 minutos e a larva, em 20 minutos. Foram feitos vários testes durante cerca de um ano de pesquisa, até chegar nas proporções corretas para a eficácia da substância. A experiência foi realizada com larvas do Aedes aegpty coletadas em cemitérios da Santa Maria com apoio de agentes de saúde locais.

Josiéli destaca que o inseticida natural deve ser aplicado em pontos de água parada e tem duração de 20 dias. “Com um borrifador normal pode se usar de três a cinco borrifadas que é o suficiente”, afirma a professora.

O projeto desenvolvido pelas alunas Mariana da Luz Gadret, Valentina Fraga de Souza, Ana Carolina Souza de Souza e Anthônia Bellochio Goulart é finalista na Feira Brasileira de Jovens Cientistas, a FBJC.

Vigilância Sanitária vê produto como mais uma ferramenta
A chefe da Vigilância Sanitária em Montenegro, Beatriz Garcia, se mostra entusiasmada com a pesquisa e seus resultados. Ela acredita que o produto pode e deve ser empregado nas residências, pelos montenegrinos, como mais uma ferramenta de combate ao mosquito e suas larvas. “A necessidade de acabar com a água parada se mantém, mas a mistura proposta pelos estudantes pode contribuir na sanitização”, acredita.

Beatriz considera muito importante que a comunidade conheça essa técnica. “Os testes indicam que é eficiente e barato, já que todos os ingredientes estão ao nosso alcance ou são fáceis de adquirir. E a maior vantagem é que não é tóxico, diferente dos inseticidas industrializados”, acrescenta.

A responsável pela Vigilância acredita que, havendo uma autorização formal das instituições de saúde, o próprio setor poderá lançar mão da mistura em suas operações, usando seus pulverizadores. “Eu sou a favor de tudo que é simples, barato e que não prejudica a saúde das pessoas”, conclui Beatriz.

Inseticida natural mantém efeito por até 20 dias depois de aplicado em água parada, aponta pesquisa

Como fazer o inseticida natural
Ingredientes
– Casca de cinco bergamotas de tamanho médio;
– Cinco colheres de sopa de vinagre de álcool;
– Meio litro de água.

Modo de preparo
– Ferva as cascas de bergamota com o meio litro de água por 10;
– Deixe o conteúdo esfriar e retira as cascas, deixando apenas o líquido;
– Acrescente cinco colheres de sopa de vinagre de álcool;
– Coloque em um borrifador.

Últimas Notícias

Destaques