Capela de São Pedro passou por reforma há cinco anos

O apostolo santificado, e detentor da ‘Chave do Céu’, São Pedro é o Padroeiro de todos os gaúchos, tendo seu dia comemorado em 29 de junho. Mas em Montenegro ele será celebrado no próximo dia 8 de março, data que marca a criação da Comunidade Católica São Pedro, em Potreiro Grande. Será um domingo de fé e confraternização, com procissão pelas estradas da localidade onde vivem mais de 60 famílias.

A Comunidade integra a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Timbaúva. O festeiro de 2020 é o caminhoneiro Adriano Garcia Martins, que, ao lado de outros membros, tem dedicado dias de folga para limpar e reparar o Salão Comunitário, ao lado da Capela São Pedro, na estrada geral.

Logo ali em frente, o agricultor aposentado Nei Pinto de Azevedo observa os acontecimentos e aguarda o domingo de festa. Aos 94 anos, tem recordações a respeito do surgimento da Comunidade São Pedro, especialmente porque a terra onde está a igreja foi doada por seu pai Manoel Pinto de Azevedo, cujo nome recentemente foi colocado na estrada geral.

O lote serviu ainda para construir uma escola, mas que já foi extinta e deu lugar ao galpão do CTG Alma Estradeira. Azevedo lembra que a igreja seria erguida no Morro Montenegro, ideia abandonada devido ao acesso. Então em 1954 iniciou a obra da casa religiosa atual, que foi inaugura em 1957.

Deixe seu comentário