Apicultura é um dos nichos de empreendedorismo impulsionado na instituição
O Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), escola da Emater-Ascar/RS, oferece uma gama de cursos de formação e aprimoramento, que vão das cadeias produtivas tradicionais, passando por gestão de agroindústria, até o consagrado (Des)Envolvimento para Mulheres Rurais. A grade será ampliada em 2025, com o lançamento do Manejo de Produção Animal, específico as escolas técnicas.
Entre os mais tradicionais na instituição está a formação ao ramo de Apicultura com abelhas de ferrão, que cresce em importância ambiental ante a necessidade de proteger essa espécie polinizadora; enquanto impulsiona a alternativa econômica. Este é aberto a todos os públicos e não exige conhecimento prévio no ramo. Os participantes aprendem ou reforçam o passo a passo dos manejos necessários, o que permite que tanto iniciantes quanto apicultores experientes aproveitem o conhecimento. As inscrições estão abertas e encerram duas semanas antes do início de cada uma das 5 turmas ao longo de 2025, sendo a primeira em março.
A Emater-RS disponibiliza a estrutura de forma gratuita, mas o aluno terá o custo do pacote que cobre material para as aulas práticas e didáticas; alimentação e com hospedagem para aqueles que necessitarem. Esses valores devem ser consultados com a instituição, pois há variáveis, como o subsídio ao associado do Sicredi ou Cresol (de 50% a 90%).
Faça a inscrição
São 12 vagas disponíveis por curso, com a seleção dos participantes feita por ordem de inscrição; que podem ser feitas online no link disponível no QR Code ao lado. O curso tem carga horária de 24 horas, distribuídas em três dias (das 8h às 17h30min, com intervalo para almoço). Mais informações pelo WhatsApp do Cetam (51) 99862-6687 ou no Escritório da Emater.
Informações Gerais
Cinco turmas em 2025
O curso de Apicultura será oferecido em cinco turmas ao longo de 2025: 17 a 19 de março; 28 a 30 de abril; 20 a 22 de maio; 16 a 18 de setembro; 14 a 16 de outubro.
Conteúdo programático
Biologia das abelhas e suas castas; Identificação de favos (cria/varroa); Manejo com a fumaça e ninho claro; Material apícola: instalação e localização do apiário; Floradas e alimentação dos enxames; Preparo de caixilhos: colocação de arame, ilhós, lâmina e cera; Divisão e transferência de enxames; Prática de colheita do mel; Boas práticas de higiene; Associativismo e comercialização.
Atenção às abelhas nativas sem ferrão
O Curso de Apicultura foca principalmente nas abelhas Apis Mellifera, ou “africanizadas”. Já as abelhas sem ferrão (meliponíneos) são abordadas separadamente no Curso de Meliponicultura, que terá turmas nas seguintes datas: 17 a 19 de março; 14 a 16 de abril; 06 a 08 de maio; 27 a 29 de outubro e 04 a 06 de novembro.
Outro tema pertinente é a avaliação do impacto dos agrotóxicos na mortandade de abelhas em geral, que é abordado no curso. Segundo a diretora do Cetam, Anna Cristina Xavier, na didática é destacada a importância das boas práticas agrícolas para minimizar danos. “No entanto, não são realizadas práticas específicas sobre o tema”, ressalta.