Com a Bolsa de R$200,00, jovens do Ensino Médio permanecem na escola e na propriedade familiar. Foto: ASCOM / MDA

Nesta edição, candidatos deverão enviar um pré-projeto junto à documentação exigida para a inscrição

O Programa Bolsa Juventude Rural, oferecido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), teve o prazo para inscrições prorrogado até 30 de abril, através do site http://www.emater.tche.br/site/ ou telefones (51) 997.834.570 e (51) 980.558.828.

Neste ano são 471 bolsas de estudo, sendo 200 para alunos do 2º ano e 271 para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A Emater/RS-Ascar atua na divulgação, orientação para as inscrições e projeto produtivo e na execução do programa. O auxílio, de R$ 200 mensais, é pago por um período de dez meses.

A extensionista rural da Emater Clarice Böck explica que a novidade desta edição é a necessidade de envio de um pré-projeto junto à documentação mínima exigida pela lei. “Esse pré-projeto deverá servir de base para a elaboração do Projeto Produtivo, que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da bolsa. A medida visa qualificar o programa e auxiliar os jovens”, explica Clarice. Entre os projetos já desenvolvidos estão criação de galinhas de postura, hortas, apicultura, piscicultura, bovinos de leite e gestão da propriedade, entre outros.

Da mesma opinião é a extensionista rural da Emater, Doriana Miotto, que atua na região de Passo Fundo. “Este programa dá visibilidade e coloca o jovem num status de administrador do seu recurso, da sua atividade. Além disso, os jovens participam de capacitações em ações desenvolvidas pela Emater em seus municípios. É uma forma de inserir o jovem, tanto na propriedade quanto na sociedade”, complementa Doriana.

Requisitos
Para participar, o jovem precisa atender a requisitos como estar matriculado no segundo ou no terceiro anos do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou em instituições sem fins lucrativos e de caráter comunitário, ter entre 15 e 29 anos, ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e baixa renda bruta familiar. (IF)

Deixe seu comentário