Abertura oficial ocorreu no Colégio Sinodal Progresso

Na manhã dessa quarta-feira, 21, foi iniciada oficialmente a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Montenegro, com apresentação cultural da Banda Marcial da Apae. Após, no Colégio Sinodal Progresso, ocorreu momento com mesa de autoridades municipais como o prefeito Kadu Muller e João Marcelino da Rosa, integrante da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD).

O prefeito, em seu pronunciamento oficial, destacou a importância da realização da programação da semana e agradeceu aos presentes, evidenciando as pessoas com deficiência. “Eles não têm que mudar nada. A gente é que tem”, pontuou.

João Marcelino da Rosa, por sua vez, salientou que o trabalho está sendo coletivo e que o intuito é o auxílio às Pessoas com Deficiência (PcD). “Quando é coletivo se aproveita muito mais. O momento serve pra aprendermos como podemos auxiliar as pessoas com necessidades especiais”, explica.
Quanto ao tema do debate seguinte, com o tema “Empregabilidade e políticas públicas”, o secretário afirma que é dado um passo à frente. “A gente sabe da necessidade de contratação das pessoas especiais. É um olhar diferente pra nossa comunidade”, finaliza ele.

Na roda de conversa, estiveram presentes Fernando Lean Mohn, presidente da Apae de Montenegro e Valdair da Rosa Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Montenegro (COMDPED), juntamente de representantes da JBS, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Borboletas e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

No momento, os presentes esclareceram dúvidas sobre como incluir PcD’s no ambiente de trabalho e especificaram o método das empresas presentes para obter a contratação dos mesmos.

Programação completa:
23/08
14h às 15h30min: Workshop “Preparação para Processo Seletivo”
Local: CIEE Montenegro
Obs: Atividade destinada exclusivamente à pessoas com deficiência

26/08
14h às 15h30min: Workshop “Profissionalização: Ferramentas básicas de informática
Local: Laboratório 1 de Informática do Sinodal
Obs: Atividade destinada exclusivamente à pessoas com deficiência

27/08
14h às 15h30min: Workshop “Relações Interpessoais”
Local: Sala 6 da Estação da Cultura
Obs: Atividade destinada exclusivamente à pessoas com deficiência

28/08
14h às 17h: Apresentação Cultural Apae com danças tradicionalistas e Seminário com o tema “Onde começa a inclusão?”
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Montenegro

Deixe seu comentário