Serão três operações por mês nesse primeiro momento

O gabinete da vereadora Ana Paula Machado (PTB) lançou o Projeto SOS Amigo Animal. Visando auxiliar no controle à proliferação dos animais de rua em Montenegro, vai custear três castrações por mês a cães e gatos fêmeas de raça não definida. Interessados já podem encaminhar a solicitação e os beneficiados serão escolhidos mediante sorteio. “Cada animalzinho que a gente conseguir castrar é sempre um ganho pra nós”, destaca Ana Paula.

Não há pré-requisito de renda, apenas de que o interessado seja morador de Montenegro. O cadastro do animal que pode vir a ser beneficiado é feito através do telefone (51) 99647 7852 para o preenchimento da ficha. Mesmo para os animais de rua, é preciso que a pessoa que se responsabilize pelo cadastro também assuma a responsabilidade de levar o animal à clínica para a cirurgia na data marcada.

A partir de maio, começam a ocorrer os sorteios, sempre nas últimas segundas-feiras do mês através de uma live nas redes sociais. “E a pessoa continua com seu cadastro valendo para os próximos meses. Vai chegar um dia em que vai chegar a vez dela; e quanto mais parceiros a gente conseguir, daqui a pouco a gente aumenta o número de castrações também”, explica Ana Paula.

O custeio, também dos custos pré e pós-operatórios, sairá do gabinete; angariado com parcerias e a realização de ações como brechós e afins. “Eu visitei duas clínicas, a da Mirene e a Ibiá, e ambas gostaram muito da ideia e são parceiras para realizar. O mesmo valor da castração que iriam fazer para as ONG’s, eles fazem para nós também”, destaca a vereadora.

Para além da iniciativa da parlamentar, em Montenegro, a Prefeitura disponibiliza dez cirurgias de castrações por mês. O programa iniciou no fim do ano passado para atender a animais de rua e de famílias de baixa renda. No caso, é preciso procurar a secretaria de Meio Ambiente na rua Apolinário de Moraes, 1.705, e solicitar a adesão.

Deixe seu comentário