Em junho, haverá espetáculos e uma exposição, com o objetivo de destacar a importância da escola para a comunidade
No dia 7 de junho, a Fundação Municipal de Artes (Fundarte) completa 44 anos. Em comemoração, a equipe organizou quatro dias de atividades, de 6 a 8 de junho, para festejar junto com a comunidade.
Hoje, a Fundarte mantém diferentes grupos artísticos: Teatro, Dança, Experimental de Dança, Jazz, Cordas. Nos coros, tem o Cantarte, Criarte, Saber Viver. Há também o Conjunto Instrumental da Fundarte, Camerata Montenegro, Orquestra de Sopros e a Guitarband.
Além disso, a instituição realiza projetos que são direcionados às populações de baixa renda e às crianças em situação de vulnerabilidade social. “Os objetivos dizem respeito à garantia do acesso aos menos favorecidos, contribuindo para a diminuição das distâncias sociais”, afirma Priscila Mathias, vice-diretora de comunicação da instituição.
Atuando como Escola de Artes, que proporciona ensino e pesquisa nas quatro áreas da expressão artística (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), a fundação recebe, anualmente, alunos com idades entre 4 e 94 anos. Agora, atende a cerca de 1.040.
Desde 2000, é divulgado um Edital Público que informa todas as vagas em seus respectivos cursos. Esse documento prevê que os interessados se inscrevam e concorram a uma das vagas ofertadas, independentemente de sua condição social e financeira.
Após essa primeira fase de inscrições, para os cursos onde a demanda dá conta da oferta, automaticamente os candidatos são chamados para a matrícula. “Quando é maior, é feito um sorteio público, onde cada candidato tem seu nome indicado e inserido em uma lista por cursos pretendidos”, salienta Priscila. No entanto, é importante destacar que serão chamados para a matrícula aqueles cujos nomes estiverem dentro do número de vagas existentes. Os demais ficarão em lista de espera.
Somente na terceira fase, é verificada a capacidade financeira do aluno e se está enquadrado em uma faixa de pagamento. “O critério é objetivo e está definido no Edital Público de Vagas”, informa a vice-diretora. “É assim que praticamente 90% dos alunos têm redução no pagamento de mensalidades e cerca de 60% estudam de forma gratuita. Pagam integralmente pelo curso apenas 11% dos alunos”, conta Priscila.
Sempre fiel à proposta de educar através da Arte, atuando como agente formador e multiplicador de cultura, a Fundarte promove eventos de nível nacional, como o Seminário Nacional de Arte e Educação, Encontro Nacional de Pesquisa em Arte e o Salão de Arte 10×10.
Há 17 anos, a escola tem a concessão de um Canal de TV Educativo, Canal 53, afiliado ao canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. “Em 2012, a entidade foi agraciada com a ‘Ordem do Mérito Cultural’, um reconhecimento por seu trabalho tanto na área educativa quanto na da cultura e na promoção social”, recorda Priscila Mathias.
Nas Artes Visuais, a Fundação conta com a Galeria de Arte Loide Schwambach, que visa fomentar a produção artística contemporânea local, nacional e internacional. A Galeria tem como base dois princípios: tornar visível a produção dos alunos e professores da escola; apresentar produções artísticas contemporâneas e relevantes da comunidade de Montenegro. Ainda há dois teatros: Therezinha Petry Cardona e Roberto Atayde Cardona. Eles são usados pela comunidade para formaturas, peças teatrais e eventos em geral.
História da Fundação
A primeira “semente” da Fundarte foi “plantada” em julho de 1959, com a criação do Conservatório Municipal de Música, durante a gestão do ex-prefeito Hélio Alves de Oliveira. Depois de um período fechado, em 7 de junho de 1973, durante os festejos do Centenário de Montenegro, o Conservatório foi reaberto, devido ao apoio do ex-prefeito Roberto Atayde Cardona e à iniciativa da professora Therezinha Petry Cardona. Em 1981, o Conservatório foi transferido para sede própria, junto à Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira e ao Teatro Municipal. Em 1º de outubro de 1984, foi criada a Fundação Municipal de Artes de Montenegro.
Projetos da Fundarte
Projeto Dançar
Consiste num atendimento de 150 crianças em aulas de Ballet Clássico e acompanhamento do rendimento escolar. Desde 2012, tem apoio financeiro da John Deere.
Projeto Cordas
Promove aulas de violino, viola, violoncelo ou contrabaixo, além da montagem e manutenção de uma orquestra de cordas com crianças de baixa renda. Este projeto recebeu o prêmio Empreendedor Cultural/RS em 2013. Proporcionou, também, a aquisição de instrumentos musicais, estante de partituras e outros materiais.
Ação Comunitária Fundarte
Atividade de descentralização das ações socioeducativas da instituição. Pretende levar oficinas de diferentes áreas das artes às comunidades periféricas de Montenegro e região, implantando o trabalho em escolas, associações de bairros, igrejas e outros centros comunitários.
Me Inclua Nessa
Projeto de inclusão de portadores de necessidades especiais. A instituição oferece aproximadamente 25 vagas nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Saber mais
Disponibiliza vagas para alunos com experiência anterior nas Artes e que buscam na Fundação um aprimoramento de seus conhecimentos. Para isso, existe uma prova de seleção para classificar o nível do candidato.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira – 6 de junho
Espetáculo musical com Duo Sá & Solari (Daniel Sá e Frank Solari)
Local: Teatro Therezinha Petry Cardona
Horário: 20 horas
Terça e quarta-feira – 6 e 7 de junho
Abertura da exposição “A Poética da Dobra”, de Pamela Reis
Local: Galeria de Arte Loide Schwambach
Horário: 19 horas
Quarta-feira
Espetáculo de danças “Incertas Razões” e “Muito prazer… Piaf” com a Cia de Dança Malma
Local: Teatro
Horário: 20 horas
Quinta-feira
Espetáculo “A Sbornia Kontr’Atracka”, com Hique Gomez e Simone Rasslam.
Local: Clube do Comércio
Horário: 20 horas