Fundarte divulga programação pelos seus 44 anos

Em junho, haverá espetáculos e uma exposição, com o objetivo de destacar a importância da escola para a comunidade

No dia 7 de junho, a Fundação Municipal de Artes (Fundarte) completa 44 anos. Em comemoração, a equipe organizou quatro dias de atividades, de 6 a 8 de junho, para festejar junto com a comunidade.
Hoje, a Fundarte mantém diferentes grupos artísticos: Teatro, Dança, Experimental de Dança, Jazz, Cordas. Nos coros, tem o Cantarte, Criarte, Saber Viver. Há também o Conjunto Instrumental da Fundarte, Camerata Montenegro, Orquestra de Sopros e a Guitarband.
Além disso, a instituição realiza projetos que são direcionados às populações de baixa renda e às crianças em situação de vulnerabilidade social. “Os objetivos dizem respeito à garantia do acesso aos menos favorecidos, contribuindo para a diminuição das distâncias sociais”, afirma Priscila Mathias, vice-diretora de comunicação da instituição.
Atuando como Escola de Artes, que proporciona ensino e pesquisa nas quatro áreas da expressão artística (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), a fundação recebe, anualmente, alunos com idades entre 4 e 94 anos. Agora, atende a cerca de 1.040.
Desde 2000, é divulgado um Edital Público que informa todas as vagas em seus respectivos cursos. Esse documento prevê que os interessados se inscrevam e concorram a uma das vagas ofertadas, independentemente de sua condição social e financeira.
Após essa primeira fase de inscrições, para os cursos onde a demanda dá conta da oferta, automaticamente os candidatos são chamados para a matrícula. “Quando é maior, é feito um sorteio público, onde cada candidato tem seu nome indicado e inserido em uma lista por cursos pretendidos”, salienta Priscila. No entanto, é importante destacar que serão chamados para a matrícula aqueles cujos nomes estiverem dentro do número de vagas existentes. Os demais ficarão em lista de espera.

Somente na terceira fase, é verificada a capacidade financeira do aluno e se está enquadrado em uma faixa de pagamento. “O critério é objetivo e está definido no Edital Público de Vagas”, informa a vice-diretora. “É assim que praticamente 90% dos alunos têm redução no pagamento de mensalidades e cerca de 60% estudam de forma gratuita. Pagam integralmente pelo curso apenas 11% dos alunos”, conta Priscila.
Sempre fiel à proposta de educar através da Arte, atuando como agente formador e multiplicador de cultura, a Fundarte promove eventos de nível nacional, como o Seminário Nacional de Arte e Educação, Encontro Nacional de Pesquisa em Arte e o Salão de Arte 10×10.
Há 17 anos, a escola tem a concessão de um Canal de TV Educativo, Canal 53, afiliado ao canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. “Em 2012, a entidade foi agraciada com a ‘Ordem do Mérito Cultural’, um reconhecimento por seu trabalho tanto na área educativa quanto na da cultura e na promoção social”, recorda Priscila Mathias.
Nas Artes Visuais, a Fundação conta com a Galeria de Arte Loide Schwambach, que visa fomentar a produção artística contemporânea local, nacional e internacional. A Galeria tem como base dois princípios: tornar visível a produção dos alunos e professores da escola; apresentar produções artísticas contemporâneas e relevantes da comunidade de Montenegro. Ainda há dois teatros: Therezinha Petry Cardona e Roberto Atayde Cardona. Eles são usados pela comunidade para formaturas, peças teatrais e eventos em geral.

Aula na Galeria de Arte Loide Schwambach, onde agora o espaço é usado para exposições de artistas e outros eventos locais da Fundação

História da Fundação
A primeira “semente” da Fundarte foi “plantada” em julho de 1959, com a criação do Conservatório Municipal de Música, durante a gestão do ex-prefeito Hélio Alves de Oliveira. Depois de um período fechado, em 7 de junho de 1973, durante os festejos do Centenário de Montenegro, o Conservatório foi reaberto, devido ao apoio do ex-prefeito Roberto Atayde Cardona e à iniciativa da professora Therezinha Petry Cardona. Em 1981, o Conservatório foi transferido para sede própria, junto à Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira e ao Teatro Municipal. Em 1º de outubro de 1984, foi criada a Fundação Municipal de Artes de Montenegro.

Projeto “Me Inclua Nessa” para pessoas portadoras de necessidades especiais

Projetos da Fundarte
Projeto Dançar
Consiste num atendimento de 150 crianças em aulas de Ballet Clássico e acompanhamento do rendimento escolar. Desde 2012, tem apoio financeiro da John Deere.
Projeto Cordas
Promove aulas de violino, viola, violoncelo ou contrabaixo, além da montagem e manutenção de uma orquestra de cordas com crianças de baixa renda. Este projeto recebeu o prêmio Empreendedor Cultural/RS em 2013. Proporcionou, também, a aquisição de instrumentos musicais, estante de partituras e outros materiais.
Ação Comunitária Fundarte
Atividade de descentralização das ações socioeducativas da instituição. Pretende levar oficinas de diferentes áreas das artes às comunidades periféricas de Montenegro e região, implantando o trabalho em escolas, associações de bairros, igrejas e outros centros comunitários.
Me Inclua Nessa
Projeto de inclusão de portadores de necessidades especiais. A instituição oferece aproximadamente 25 vagas nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Saber mais
Disponibiliza vagas para alunos com experiência anterior nas Artes e que buscam na Fundação um aprimoramento de seus conhecimentos. Para isso, existe uma prova de seleção para classificar o nível do candidato.

PROGRAMAÇÃO
Terça-feira – 6 de junho
Espetáculo musical com Duo Sá & Solari (Daniel Sá e Frank Solari)
Local: Teatro Therezinha Petry Cardona
Horário: 20 horas

Terça e quarta-feira – 6 e 7 de junho
Abertura da exposição “A Poética da Dobra”, de Pamela Reis
Local: Galeria de Arte Loide Schwambach
Horário: 19 horas

Quarta-feira
Espetáculo de danças “Incertas Razões” e “Muito prazer… Piaf” com a Cia de Dança Malma
Local: Teatro
Horário: 20 horas

Quinta-feira
Espetáculo “A Sbornia Kontr’Atracka”, com Hique Gomez e Simone Rasslam.
Local: Clube do Comércio
Horário: 20 horas

 

Últimas Notícias

Destaques