A entrega da chama ao prefeito Kadu foi feita pelo coronel Moraes

Solenidade marca o início da Semana da Pátria, celebrando a Independência do Brasil

Com a presença de autoridades, estudantes e representantes de diversas entidades, aconteceu na manhã desta segunda, 19, a solenidade da 82ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. O evento, que ocorreu na Estação da Cultura, marca o início das atividades alusivas à Semana da Pátria, que neste ano homenageia a professora Sônia Mottin e os 49 anos da Entidade de Filantropia, Cultura e Arte (Efica), de Montenegro.

A entrega da chama simbólica ao prefeito Carlos Eduardo Müller, o Kadu, foi feita pelo coronel Moraes, que integra a Liga da Defesa Nacional no Rio Grande do Sul. “O patriotismo se evidencia pelo amor à Pátria, e nós carregamos essa chama como o símbolo do ardor que deve permanecer nos nossos corações por amor a nossa nação”, destacou o coronel. “É isso que devemos passar para as próximas gerações, já que a liberdade depende do nosso sentimento pátrio.”

O ato simbólico contou com a participação da Banda Marcial da Emef. Dr Walter Belian. “Infelizmente estamos muito distante do civismo hoje em dia, e isso tem distanciado as pessoas do que realmente está acontecendo no mundo real da população”, observou Kadu. “A vontade ser brasileiro precisa ser resgatada, e é exatamente isso que queremos fazer com esse movimento”, acrescentou.

O Fogo Simbólico, que ficará aceso até dia 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil – representa a Pátria através da chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade. Além disso, o ato proporciona uma reflexão sobre o amor ao País e acerca da importância do culto aos Símbolos Nacionais.

15°RT inicia a cavalgada com a Centelha da Chama Crioula
No último domingo, 18, integrantes da 15º Região Tradicionalista (RT) deram início à cavalgada com um dos maiores símbolos do Tradicionalismo Gaúcho: a Centelha da Chama Crioula. Um total de 13 pessoas, sendo 8 cavaleiros e 5 no apoio, foram os responsáveis por buscar a chama no município de Tenente Portela, onde ocorreu a cerimônia de abertura dos Festejos Farroupilhas, com a Geração Estadual da Chama.

Após receber a centelha, o grupo iniciou a cavalgada de retorno. Eles passarão por Palmeira das Missões, Chapada, Tapera, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale e Santa Clara.

A chegada em Triunfo está prevista para 5 de setembro, onde no dia 7 – às 10h, na Praça Central – ocorrerá a Expansão Regional para as entidades tradicionalista dos 23 municípios da 15ª RT.

Deixe seu comentário