Deslocamento coreografado foi realizado pelas ruas da cidade na sexta-feira, 27, e atraiu olhares da população
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, 29 de abril, a Fundarte realizou uma atividade de Flashmob na sexta-feira, 27. A coreografia com deslocamento teve como ponto de partida a instituição, seguindo pela rua Santos Dumont, Ramiro Barcelos até chegar à praça Rui Barbosa.
Muitos alunos, dos 180 integrantes das aulas de dança, estiveram envolvidos na ação, fantasiados e pintados. Ela faz parte do projeto Dançar, Dança para todos, e conta com apoio do Ministério da Cultura, Fundarte e Associação Amigos da Fundarte.
Lauren Lino de Azevedo, 8 anos, que há dois anos faz aula de dança na escola, foi uma das participantes da intervenção cultural. Ansiosa por apresentar-se pela primeira vez na rua, com envolvimento tão direto da comunidade, destaca que a coreografia foi ensaiada durante as aulas. “No teatro, eu já me apresentei”, lembrou.
Irmã de Lauren, Larissa Lino de Azevedo acompanhou de perto o Flashmob e o desempenho da pequena dançarina. “Acho importante a realização, porque muitas vezes as pessoas não conhecem o trabalho realizado na Fundarte. Essa é uma oportunidade”, explica.
A professora Débora Brandt Alencastro conta que a coreografia foi elaborada de modo simples, para que o público também se envolvesse durante o deslocamento. “É um momento muito de manifestação, sobre o quão importante é a profissão e a arte e o quanto elas devem ser valorizadas. Seguidamente a profissão, sua validação, entra em questão. E claro, o Flashmob 2018 foi pensado para comemorar o Dia Internacional da Dança, tão significativo na nossa área”, conclui.