A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), promove o Fórum Temático “Interpretando as normativas para a prática da Educação Inclusiva”, sobre as diretrizes técnicas aplicadas, voltado a gestores educacionais e profissionais da área. Os eventos são realizados de forma regionalizada, de maneira a levar informação e conhecimento ao maior número possível de pessoas, a partir da adesão dos municípios.
A primeira edição do Fórum está marcada para a próxima quarta, dia 28 de fevereiro, no Teatro Therezinha Petry Cardona, em Montenegro. Os municípios de outras regiões do Estado também poderão se candidatar para sediar o evento. Entre outros assuntos abordados, estarão temas como: o público da Educação Especial; o Atendimento Educacional Especializado (AEE); o papel do professor do AEE; o monitor/profissional de apoio escolar; termos específicos.
Além dessa atividade, serão oferecidos à comunidade escolar subsídios para a prática da educação inclusiva a partir de encontros para estudos de casos e orientações específicas, na unidade SECAT/Faders, no bairro Santa Maria Goretti, em Porto Alegre. Essa ação visa criar um ambiente de trocas de experiências e de potencialização de soluções, resultando em um espaço para o assessoramento contínuo às instituições de ensino e profissionais da área de educação especial. Familiares que quiserem também participar.
O presidente da Faders, Roque Bakof, ressalta que as experiências positivas precisam ser reconhecidas e multiplicadas e que as novas ações se somam às já realizadas pela Fundação em prol da educação inclusiva.
“Vamos ampliar o que já vinha sendo feito. Até então, a Faders têm oferecido apoio pontual e recursos sob demandas específicas. O que pretendemos agora é alcançar os 497 municípios do Estado, auxiliando as instituições de ensino e os profissionais para o melhor entendimento e aplicação das normativas, para que a educação especial, as salas de Atendimento Educacional Especializado, o trabalho dos monitores e a comunidade escolar como um todo possam construir de forma consciente a inclusão na educação”, disse Roque.
O presidente lembra que a educação é transformadora na vida de qualquer pessoa, e que, a cada dia mais, as pessoas com deficiência e os seus familiares assumem consciência disso. “Todos buscam evoluir nos estudos, e – por isso mesmo – precisamos preparar o ambiente escolar, não só no sentido arquitetônico, no ferramental e na didática, mas também – e principalmente – no sentido da acessibilidade atitudinal”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do no link http://www.faders.rs.gov.br/servicos/10/3510 na internet.