Produtores de Orquídeas de 19 municípios participaram da exposição

Orquidófilos de 19 municípios participaram da exposição ocorrida neste fim de semana. A terceira edição do encontro regional ocorreu no CTG Estância de Montenegro e teve cerca de 100 expositores.

O orquidófilo João Antonio Moreira afirma que o objetivo da exposição é, além de reunir os produtores da região, divulgar a prática do cultivo de orquídeas. “É uma questão cultural”, diz.

Durante a exposição ocorreu um curso sobre a produção de orquídeas. “É uma forma de desmistificar o cultivo. A orquídea é uma flor de fácil manutenção”, garante João.

O Núcleo Montenegrino de Orquidófilos (Numo) existe há 65 anos e é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. São realizados dois eventos por ano, sendo essa, uma exposição regional e, em setembro, ocorre outra, mas somente com produtores locais.

“A Orquídea mudou a minha vida”
Aposentado, Sérgio Antonio Simon, 68, cultiva Orquídeas desde 2009, como um hobby. Em 2012, ele entrou para o Numo. A paixão pelas plantas, no entanto, nasceu ainda quando era um guri. “A gente subia o morro São João atrás delas quando eu era guri”. Entre suas plantas, ainda há espécies dessa época.

A mãe de Sérgio também tinha paixão pelas flores e começou a cultivá-las. “Uns três anos antes de falecer, minha mãe começou a comprar Orquídeas”, lembra. Com o falecimento da matriarca da família, as Orquídeas tornaram-se uma preocupação para o filho. “Falei para minha irmã que eu ia me especializar e cuidar das Orquídeas”.

A especialização virou amor pelas plantas e o apartamento, no Centro de Montenegro, ficou pequeno para mais de 100 exemplares. “Nem eu achei que tinha tantos”, conta. A falta de espaço já está sendo resolvida e, com um dinheiro que recebeu, Sérgio comprou um terreno no Centenário, onde construiu um orquidário e uma casa. “Vou mudar para lá. As Orquídeas já foram”, conta, com um sorriso no rosto. O próximo passo é buscar as flores que estão na casa da irmã. Segundo ele, o cultivo de tantas plantas é trabalhoso, mas igualmente recompensador. “A orquídea te aproxima de pessoas que você nem imaginava conhecer. Você faz amizades. Com certeza elas mudaram a minha vida”.

 

Deixe seu comentário