Estudantes procuram local para apresentar peça

Alunos da UERGS querem levar a arte para fora dos palcos de teatro de Montenegro, mas necessitam de ajuda

Alunos do curso de Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul estão em busca de um local para promover a apresentação da peça “Atentados: Operação Onde Estão os Porcos?”. A intenção é levar a arte ao encontro da comunidade, fora dos palcos dos teatros. Porém, diante da falta de apoio do poder público e de empresários, o projeto está ameaçado.

Aproximar o teatro e a comunidade é um dos sonhos do acadêmico do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Bruno Prandini. Outro grande desejo do estudante é a colação de grau, prevista para ocorrer no final desse ano. Ambas as questões andam juntas, pois em uma disciplina – de Prática de Encenação Teatral – o jovem é instigado, junto a outros colegas, a desenvolver um projeto que culmina com uma apresentação teatral.

O projeto já está pronto e vem sendo ensaiado desde janeiro. Em Montenegro, os ensaios ocorrem em uma sala de aula da Uergs. Fora daqui, os dez atores que compõem a peça usam o espaço de um ginásio no município de Canoas. Como contrapartida, os acadêmicos irão apresentar o fruto dos meses de ensaio no dia 21 de julho. Por lá, já está tudo certo. Já em Montenegro, permanece a dúvida de onde apresentar a peça. “A única barreira até agora é a falta de apoio da cidade. Tenho profissionais maravilhosos no elenco, uma turma que me apoia e professores que nos incentivam a ir cada vez mais longe”, comenta Bruno.

O público poderá interagir com os atores
O ator Felipe Davi Machado também faz parte do grupo. Ele detalha que a apresentação é caracterizada como “Peça de Vivência”, ou seja, o público é convidado a interagir com os atores. Além disso, as cenas contam com uma iluminação especial. Para que tudo ocorra como planejado, é preciso que o local da apresentação seja amplo. Na busca por um lugar com essa característica, os estudantes solicitaram à Prefeitura a liberação de um ginásio do município, porém a resposta dada foi de que o pedido deveria ter sido feito ano passado.

Os atores também tentaram conseguir ginásios particulares, mas os administradores informaram que não poderiam disponibilizar os locais, pois contam com cronogramas de locação. Inicialmente o objetivo era conseguir um ambiente para realizar os ensaios, uma vez por semana, e a apresentação, prevista para o dia 2 de julho, mas agora os planos são outros. Com receio de ter que alterar todo o projeto em função da falta de local para apresentar a peça, o grupo espera conseguir um ginásio, salão ou galpão, com amplo espaço e altura, para usar somente na data da mostra para a comunidade e a banca acadêmica. Se alguém dispuser de um imóvel com essas características e tiver interesse em colaborar com os atores, pode entrar em contato com Felipe ou Bruno pelo número 51 9 98387361 ou pelo e-mail [email protected]. “Não vou e não posso desistir desse trabalho. Acredito nele”, enfatiza Bruno.

Felipe destaca que Montenegro não faz jus ao título de “Cidade das Artes”, uma vez que não oferece apoio aos artistas locais. “Não temos eventos de propagação da arte na cidade. Só é considerada arte aquilo que é feito nos palcos dos teatros?”, questiona e alerta para a reflexão.

SAIBA MAIS
A peça “Atentados: Operação onde estão os porcos” narra a história de diferentes pessoas espalhadas por um mundo aparentemente sem relação, mas que, ao se encontrar, vão descobrir que suas vidas estão mais conectadas do que imaginam. Isso, porque todas vivem, da sua forma, em sociedades omissas, aterrorizadas pelas relações abusivas e conflituosas de poder e medo.

Últimas Notícias

Destaques