Estação Brincar promove arte, educação e sustentabilidade

Escola Etelvino de Araújo Cruz recebe o projeto no dia 25

Montenegro e Canoas receberão a segunda edição de uma ação cultural que une arte, educação e consciência socioambiental: Estação Brincar: teatro e formação sustentável para escolas. Realizado pela companhia Tribu di Arteiros, o projeto inicia no dia 23 de junho e promoverá a instalação de playgrounds e brinquedotecas em escolas públicas, além de levar o espetáculo Estação Tac Tic e uma série de atividades formativas para ampliar o acesso à cultura de forma gratuita e inclusiva. O Estação Brincar tem como prioridade a criação de espaços permanentes de brincar, que estimulam a criatividade, a convivência e o desenvolvimento saudável das crianças.

Ao todo, o projeto beneficiará diretamente oito escolas públicas, 1.600 crianças com apresentações teatrais, 480 crianças com oficinas criativas e 120 professores com formação continuada. Por meio da linguagem do palhaço e da dramaturgia, o espetáculo Estação Tac Tic será apresentado de 23 a 26 de junho. Crianças de 7 a 12 anos são convidadas a refletirem sobre o tempo, as relações humanas, habilidades de comunicação e a preservação do planeta, de maneira acessível. A história é sobre uma palhaça que, ao se envolver nas brincadeiras com as crianças da plateia, perde o trem de forma recorrente.

Entre junho e julho, o projeto oferecerá workshops para crianças sobre a criação de malabares com materiais recicláveis, brinquedos antigos utilizando retalhos e outros materiais de descarte e a construção de bonecos teatrais a partir de materiais descartados. Também estão previstas capacitações para professores trabalharem com seus alunos, que visam o desenvolvimento de métodos criativos de ensino com práticas do teatro, da dança e do circo. Os playgrounds e brinquedotecas serão entregues ao final do projeto como legado permanente às escolas, proporcionando um ambiente lúdico contínuo que estimula a imaginação, a autonomia e o convívio entre os alunos.

O projeto Estação Brincar: teatro e formação sustentável para escolas é realizado pela companhia Tribu di Arteiros e conta com a produção executiva da Amora Produções Culturais, patrocínio da John Deere e realização Pronac 236291, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura.

ODS e critérios ESG

O Estação Brincar está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ao promover educação de qualidade, inclusão social e comunidades sustentáveis. Também responde aos princípios ESG, com foco no “S” de impacto social e no “E” de sustentabilidade ambiental, ao trabalhar com reciclagem e reaproveitamento de materiais nos processos pedagógicos.

Escolas contempladas:
23/06 – 13h30 às 17h (EMEF Erna Wurth – Canoas)
24/06 – 13h30 às 17h (Escola Theodoro Bogen – Canoas)
25/06 – 8h às 12h (Escola Etelvino de Araújo Cruz – Montenegro)
26/06 – 13h30 às 17h (Escola Adolfo Schuler – Canoas)

Últimas Notícias

Destaques