Buraco na frente de casa coloca saúde e segurança da família e até de vizinhos em risco

Prefeitura Municipal aguarda trégua da chuva para dar continuidade aos reparos na cidade

Sujeira, água parada, mosquito e mau cheiro. Esse tem sido o cenário enfrentado por alguns moradores do bairro Aeroclube, que sofrem com o entupimento da rede de esgoto. Na rua Espanha, o problema está presente em vários pontos e coloca a saúde e segurança da população em risco.

Água parada e com cheiro ruim incomodam e prejudicam comércio localizado no bairro Santo Antonio

A dona de casa Iracema Chapuis afirma que até as tarefas domésticas mais simples se tornaram difíceis por conta dos vazamentos. “A água da pia não desce e o cheiro é horrível, muito complicado”, comenta a moradora. “Primeiro eu pensei que fosse problema no encanamento da nossa casa, mas quando meu marido abriu e viu que era da rua, percebemos a gravidade da situação e procuramos a Prefeitura Municipal.”

Cansados de esperar pelo poder público, a moradora e esposo tentaram fazer o serviço de reparo por conta própria, mas não conseguiram solucionar o problema, já que o sistema de rede de esgoto é interligado a outras residências. Agora, além do cheiro, a moradora tem que lidar com o enorme buraco na frente de casa, resultado da erosão causada pelo esgoto.

Poucos metros à frente da residência da dona Iracema, o problema se repete em outras residências que, aos poucos, têm suas calçadas engolidas pela erosão causada pelos vazamentos na rede pluvial do bairro. Para o morador Edson Rodrigues, a limpeza das bocas de bueiros é essencial para evitar o entupimento dos esgotos. “Além do lixo, tem a questão do mato que pode estar causando isso”, observa.

No outro lado da cidade, no bairro Santo Antônio, a situação também é similar. Na rua Getúlio Vargas, além de incomodar a população, a água parada e o cheiro ruim do esgoto entupido estão prejudicando o comércio, como conta morador Antenor Brambilla. “Chega ser insuportável o cheiro que bate, e para quem tem estabelecimento complica muito, já que os clientes são afetados diretamente”, lamenta Brambilla. “A noite, quando a maioria das pessoas chegam em casa e tomam banho, a situação é ainda pior, porque fica tudo vazando nas calçadas. Não tem como passar”, detalha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos, com condições climáticas favoráveis, o serviço será realizado com prioridade no bairro Santo Antônio. Já no Aeroclube, a Prefeitura Municipal se comprometeu a realizar uma vistoria no local para poder executar os devidos consertos o mais breve possível. “Estamos com atraso no cronograma, ainda mais após as chuvas, mas estamos trabalhando para melhor atender e o mais rápido possível”, destacou o órgão.

Compartilhar

Deixe seu comentário