Escorpião encontrado no bairro São Paulo causa preocupação a moradora

Uma moradora do bairro São Paulo tomou um susto na semana passada ao se deparar com um escorpião em seu pátio. O animal estava morto, dentro do pote de água do cachorro da residência. Logo, a montenegrina Heidi Josiane de Oliveira tirou foto e divulgou a situação no grupo de WhastApp do bairro, para alertar os vizinhos. Há dois anos, ela já havia encontrado um deles morto dentro de sua garagem.

Não foi identificada a espécie do escorpião. De acordo com um estudo da Universidade Estadual Paulista, uma picada do animal causa dor intensa no local, com irradiação pelo membro afetado. Também pode ocorrer a transmissão de veneno para a vítima, ocasionando possível alteração da temperatura corporal, suor, náusea, vômito, dor abdominal, diarréia, arritmia, alteração da pressão sanguínea, alterações respiratórias, sonolência e até confusão mental.

Heidi não chegou a registrar oficialmente a ocorrência junto à Vigilância Ambiental, órgão responsável por casos como este. Por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o setor confirmou este desconhecimento, mas avisou que está preparando material informativo de alerta em relação a episódios com escorpiões, que será divulgado em breve.

Os escorpiões costumam ser animais noturnos, comumente achados em pilhas de entulhos, lixões e redes de água e esgoto, onde encontram proteção para se multiplicar. Em caso de picada, o correto é procurar auxílio médico com urgência.

Conheça alguns cuidados para evitar picadas de escorpiões em áreas de risco:
– Usar luvas de couro para manipular entulho e material de construção;
– não mexer em lixo ou entulho acumulado sem proteção;
– limpar terrenos baldios próximos à sua casa e não deixar acumular materiais;
– colocar telas nos ralos, pias e protetores nas portas;
– evitar acúmulo de lixo;
– verificar, antes de calçar, sapatos e botas;
– evitar a presença de baratas em casa (elas são o principal alimento dos escorpiões);
– não deixar grama alta ou mato ao redor da casa;
– evitar manipular escorpiões e, quando necessário, usar pinças e material adequado;
– manter limpos os comedouros e bebedouros de animais.

*na zona rural, a presença de galinhas no pátio pode ser uma boa solução de manejo, já que elas se alimentam de escorpiões e evitam a infestação.

Últimas Notícias

Destaques