Cultura e muita tradição. A poesia e a música gaúcha serão as grandes atrações da tradicional reunião de artistas
Neste sábado, 24, poetas, músicos e escritores estarão reunidos em Montenegro para mais uma edição do Encontro dos Poetas Livres. As atividades terão início às 9h com recepção aos convidados.
O Encontro é realizado no Galpão de Marco Antônio Bender, integrante da Querência dos Poetas Livres – espécie de academia literária, mas com o viés poético e musical. A iniciativa tem como foco a poesia e a música regionalista, além de promover a confraternização entre os cerca de 40 integrantes do grupo.
A Querência dos Poetas Livres foi fundada em 22 de junho de 1993, em Camaquã. Tudo começou com a participação de 11 entusiastas da literatura e das canções gaúchas, que se deslocavam de várias cidades do Estado para o encontro. Os primeiros encontros foram realizados na fazenda Santa Ana, do poeta Luiz Fernando Azambuja.
Com o passar dos anos o número de participantes aumentou e a “academia de poetas” passou por algumas mudanças, entre elas o local onde acontece o encontro anual. Há 12 anos, a confraternização ocorre em Montenegro. O sítio do tradicionalista e poeta Flávio Patrício Vargas foi um dos cenários do encontro, assim como o CTG Alma Estradeira, da localidade de Potreiro Grande, mas já há alguns anos acontece na propriedade de Marco Antônio, no centro da cidade.
Flávio Patrício Vargas destaca que trata-se de um encontro sem fins lucrativos, com o objetivo de fomentar a fraternidade. “É uma organização completamente fraterna. Queremos continuar com isso sob a coordenação do presidente Luiz Fernando Azambuja. Vai ser um dia de alegria”, destaca Flávio.
O tema do encontro este ano é “Primavera, Lua Cheia e Poesia”. São aguardados integrantes vindos do litoral norte gaúcho, das cidades de Cristal, Guaíba, Camaquã e Triunfo, entre outras. A poetisa Célia Ávila, os poetas Jorge Almeida, Cláudio Braga e o cantor Helmo de Freitas (o Carijó) são alguns dos nomes esperados. Representantes do Executivo montenegrino também foram convidados para o evento.
A programação, para os convidados, terá início com um café da manhã, ao meio dia será servido almoço campeiro e a tarde haverá café colonial. As apresentações de poesias e músicas ocorrem ao longo de todo o sábado.