Empreendedorismo negro será destaque nesta quarta

Associação Floresta Montenegrina promove 3ª Feira Preta

A reflexão a respeito de luta e vitórias do Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, será marcada pelo empoderamento na Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina. A entidade realiza a 3ª edição da Feira Preta, um evento que visa celebrar a Cultura Negra no Vale do Caí, além de colocar em evidência a presença de empreendedores negros neste mercado, com um consequente aspecto de igualdade racial.

Thaís Santos: “Ainda é preciso refletir sobre como o negro é tratado na sociedade”. Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Estúdio Ibiá de terça-feira, 19, Thaís Santos, vice-presidente da Associação, compartilhou sua visão sobre o Dia da Consciência Negra. “O 20 de novembro é, sem dúvida, uma conquista”. Ela destacou que, ao se tornar feriado nacional, em 2023, a data se consolidou como um momento de reflexão para todo o país.

A liderança da Associação ressaltou que a luta contra o racismo é constante, pois as dificuldades enfrentadas pela população negra no Brasil são realidade, mesmo após mais de 130 anos da abolição da escravatura. “Ainda é preciso refletir sobre como o negro é tratado na sociedade, não apenas pelas pessoas brancas, mas principalmente pelo sistema”, afirmou. Assista a entrevista na integra através do link.

Feira estará em novo endereço

Em 2024 a Floresta Montenegrina leva a Feira Preta ao Teatro Roberto Atayde Cardona, das 14 às 18h, reunindo mais de 30 empreendedoras negras. Embora a feira tenha um foco especial na valorização destas empreendedoras, Thaís enfatizou que a participação está aberta a todos. “Não queremos que a Feira seja exclusiva para o público negro. Mas sim uma forma de apresentar a diversidade e a riqueza do trabalho das nossas empreendedoras”.

Entre as atrações culturais estarão artistas locais como Kelly Silva e Jordana Porto, e uma roda de capoeira. No tradicional desfile de moda, destaque ao trabalho de empreendedoras nas áreas de maquiagem, cabelo e vestuário. Thaís assinala ao aspecto cênico do desfile deste ano, que contará a história de cada uma das participantes.

No contexto da Feira e do Dia da Consciência Negra, Thaís ressaltou o papel fundamental do Coletivo na luta contra o racismo e na promoção da igualdade racial.

Últimas Notícias

Destaques