Monaliza e alunos do 5º Ano, felizes com o “Jornal da Lena” impresso em mãos

Nesta quarta-feira, 10, o pátio da EMEF Lena Rozi da Rocha Pithan ficou cheio de crianças emocionadas e entusiasmadas. A agitação tem um motivo: o lançamento do “Jornal da Lena”. O projeto, que foi idealizado pela professora Monaliza Furtado, contou com matérias sobre a escola e temas diversos, produzidas pelos alunos da turma do 5º Ano.

“Estou muito feliz. O resultado foi bom, além de ser uma motivação para eles escreverem mais”, diz Monaliza. Segundo a educadora, o essencial foi poder tratar de temas que são relevantes para tornar os alunos pessoas melhores.

O diretor da escola, César do Amaral, comentou da importância do projeto, que reuniu informações sobre a escola, além de todo o processo de aprendizagem, através da leitura, criatividade e a elaboração textual. “Esse jornal trabalha a questão da identidade dos alunos com a escola, se eles escrevem sobre o colégio, eles se sentem parte dele”, explica. Para César, é essencial a presença do Círculo de Pais e Mestres (CPM), podendo apoiar os alunos e fortalecendo ainda mais a relação entre a escola e a comunidade. “Ver a produção dos alunos é emocionante”, finaliza.
As alunas, Samira Taune Telles Viegas, 10, e Sabrina Gabriele Vilas Nova, 13, estavam felizes em ver o jornal impresso. “Escrevemos bastante, cansamos, mas valeu a pena. Me senti muito feliz por conseguir terminar”, diz Samira. A aluna escreveu algumas matérias, abordando diversos temas, como dengue, assédio, cabelo afro e abusos. Já Sabrina, chama a atenção para o que descobriu com o projeto. “Aprendemos a escrever melhor, revisar e corrigir nossos erros. Foi legal entrevistar as pessoas, mesmo quando alguém ficava tímido, a gente tentava ajudar”, conta. Todo o projeto teve um grande apoio dos pais do alunos, que também estavam presentes no evento.

A confratenização também contou com a presença de autoridades, como o Prefeito Kadu Müller, que foi prestigiar e apoiar a comunidade. Com um coquetel, a escola também teve a apresentação da Professora Mariele Schossler, tocando no violão a canção Gavota Choro, do compositor Villa Lobos. O Jornal Ibiá foi colaborador na execução do “Jornal da Lena”, contribuindo com a realização do projeto. Ao final, foram distribuídos os exemplares do “Jornal da Lena”, além da exposição dos blocos de anotações feitos pelos alunos durante as entrevistas para a produção do mesmo.

Deixe seu comentário