Cidadãos da região que precisam usar o Serviço Sedex dos Correios estão se queixando da falta de embalagens. Há alguns dias, a agência Montenegro não está oferecendo a venda de caixas ou envelopes plásticos, obrigando a usuário levar sua correspondência pronta. O transtorno surge quando a situação temporária não é divulgada, surpreendendo clientes já no balcão.
Contornar a deficiência, na verdade, é simples, pois as embalagens podem ser adquiridas em lojas ou até mesmo reciclando alguma que há em casa. Mas é importante observar que existem inúmeras restrições, inclusive para garantir a integridade da correspondência. Primeiramente, a estatal assinala que vender o item não é obrigação, tanto que sempre foram aceitos invólucros trazidos pelo próprio cliente.
Isso, desde que a caixa esteja integra, sem oferecer risco de contaminação às demais correspondências; assim como dano ao próprio objeto enviado. Para substituir o envelope plástico, são aceitos os de papel – pardo ou amarelo – comprados em papelaria. Além da comodidade, o Sedex oferece a venda de embalagem no balcão por se tratarem de produtos com especificações corretas.As caixas, por exemplo, são reforçadas nos cantos para resistir a longos transportes e empilhamento.
Não há prazo para que a oferta seja restabelecida. Diversas instruções podem ser vistas no site www.correios.com.br, usando os links precisa-de-ajuda/como-embalar-a-sua-encomenda.