Caso é o primeiro após atualização da legislação de tração animal

Na manhã desta quarta-feira, 28, uma égua em estado grave de debilidade foi resgatada por equipes da Prefeitura de Montenegro e da ONG Patinhas da Esperança, às margens do Arroio da Cria, no bairro Aeroclube. O animal estava caído e sem forças para se levantar quando foi encontrado por Juliete Dhein Guadagnin, chefe do Serviço de Proteção e Bem-estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
Segundo Juliete, o resgate começou após diversos chamados de moradores à Guarda Municipal, Polícia e Bombeiros. “Recebi ligações de várias pessoas que passaram por aqui e viram a égua caída. Todos os chamados foram repassados para o setor de bem-estar animal e eu me desloquei até o local com apoio da Guarda”, relata.
A égua então recebeu os primeiros atendimentos com aplicação de soro e vitaminas pela equipe da Clínica Guadalupe, de Nova Santa Rita, que se prontificou a ajudar. Juliete permaneceu ao lado do animal, segurando sua cabeça para evitar mais ferimentos. Com leve melhora, a égua foi levantada à tarde, com a ajuda de uma máquina da Prefeitura, e depois transportada até a clínica para receber tratamento intensivo.
A origem do animal ainda é desconhecida. “A gente conversou com moradores, vizinhos e ninguém soube informar de quem era. Uma pessoa comentou ter visto dois meninos na área, talvez menores de idade, que já haviam tentado dar soro para ela em dias anteriores”, disse Juliete. A suspeita é de que a égua estivesse doente há vários dias e que tenha caído apenas na noite anterior ao resgate.
Como ainda não há recursos públicos disponíveis para arcar com os custos do tratamento, a ONG Patinhas da Esperança está organizando uma campanha para arrecadação de doações via Pix. “É um animal de grande porte, precisa de muita medicação e cuidados. Pedimos à população que ajude, com qualquer valor”, reforça Juliete. A chave Pix para doações é o CNPJ da ONG Patinhas da Esperança: 41965694000189.
Nova legislação

Este é o primeiro resgate realizado em Montenegro sob a vigência da nova legislação sobre veículos de tração animal. Na última quinta-feira, 22, a Câmara de Vereadores aprovou o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 46/2025, que altera a Lei nº 6.849/2021. A nova redação estabelece regras mais rígidas para o recolhimento de animais em situação de maus-tratos. A lei determina o prazo de 30 dias para que tutores reclamem os animais apreendidos; caso contrário, eles poderão ser encaminhados para doação ou leilão.
Segundo Juliete, a SMMA já está em fase de implementação do novo modelo. “Estamos com um projeto em andamento para contratar uma empresa especializada, que será responsável por recolher, abrigar e tratar os animais. O proprietário que desejar reaver o animal deverá arcar com as despesas. Caso não apareça, o animal será encaminhado para adoção responsável”, explica. No caso da égua resgatada nesta quarta, o procedimento será o mesmo. “Se o dono aparecer, será responsabilizado. Se não, e a égua estiver apta, vamos encaminhá-la para adoção, com todos os critérios que garantam o bem-estar do animal”, finaliza Juliete.