Educação Fiscal será tema de atividade com escolas

Alunos dos 5º, 6º, 8º e 9º anos participarão do evento

Nesta quinta-feira, 29, o Teatro Roberto Atayde Cardona será palco de uma atividade de Educação Fiscal, promovida em parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ). A ação contará com a presença de um auditor fiscal da Receita Estadual e representante do programa Nota Fiscal Gaúcha, que conversará com alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino.

Pela manhã, a atividade será voltada para turmas de 8º e 9º anos. Para a tarde, do 5º e 6º anos.
Como preparação para o encontro, as escolas receberam exemplares do livro “Sapiência e Enrolado”, oferecido pela SEFAZ. A obra aborda, de forma lúdica e adaptável, conceitos de educação fiscal e pode ser utilizada desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. “Nosso objetivo é tornar o ensino sobre tributos e cidadania fiscal mais didático e acessível aos alunos”, destaca Alini Motta dos Santos, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Durante o evento, os estudantes também apresentarão cartazes produzidos a partir da leitura do livro, tendo até três minutos para compartilhar os aprendizados com os demais participantes. A ação integra o projeto obrigatório de Educação Fiscal nas escolas, que prevê a entrega de relatórios anuais sobre as atividades desenvolvidas.

Na mesma ocasião, será realizado o lançamento oficial do programa Compra Premiada 2025, conforme informa o diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Junior Schneider.

O sorteio será realizado em janeiro e contemplará notas fiscais emitidas entre os meses de junho e dezembro deste ano.

Últimas Notícias

Destaques