GRUPO se apresenta neste final de semana em Santa Maria, com música sobre a lenda do “Gigante de pedra” foto: Maiara Mergen Pereira

Competição. Expectativa do grupo é grande, sobretudo por disputar o troféu com outras 48 equipes do Estado

A invernada mirim do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Acácia Negra, sob a patronagem de Carlos Eduardo Francez, vai hoje ao 23º Festival Tradicionalista Mirim 2017 (FestMirim). O evento reúne 48 entidades que têm a missão de disseminar a cultura do Rio Grande do Sul e ocorre até o dia 30, em Santa Maria. No total, 28 crianças se apresentarão com a coreografia da música sobre a lenda do Morro São João, composta por Jorge Marino, além de uma individual com o gaiteiro Vagner Vicente.

GAITEIRO Vagner Vicente

De acordo com o patrão do DTG, Carlos Eduardo Francez, o momento é de muita expectativa, justamente por ser a primeira vez que o grupo vai ao Festival Mirim. “É o sonho das crianças e é claro que jamais vou exigir ótima colocação porque vamos competir com grupos muito mais ‘adiantados’ que nós”, reforça Francez. No início de agosto, a invernada juvenil também irá ao JuvenArte, um evento exclusivo aos peões e prendas adultos e que reunirá 19 grupos. Em 2016, quando completaram três anos de participação no JuvenArte, o patrão recorda que, diante de 108 competidores, a classificação foi ótima para a região: 13º lugar.

A exibição da invernada mirim será amanhã, por volta das 16 horas e, no domingo, pelas 9h30min, será a vez da apresentação individual de Vagner com a gaita. Tudo será transmitido ao vivo por um canal no YouTube, que será divulgado hoje no Facebook do evento.

Conforme Fátima Machado, coordenadora da mirim, a escolha do assunto se deu pelo fato de não haver grupos de danças que contem histórias de Montenegro. “Como são crianças, o tema deve ser lúdico. Então nada melhor que apresentar a história do Morro, sob o ponto de vista positivo, explicando que ele está deitado para nos proteger”, relata.

Deixe seu comentário