Ainda com cartaz alertando para a necessidade de cuidados, o Parque Centenário voltou a receber público

Cuidado. Administração municipal pede que população mantenha cuidados contra o coronavírus

O belo domingo ensolarado fez com que muitas famílias procurassem por lugares abertos para se refrescar. A boa notícia é que agora todos têm outra opção. E ela está entre as favoritas da população. Fechado desde o dia 26 de junho para evitar aglomerações, o Parque Centenário foi reaberto na manhã deste domingo, 18 de outubro, para o público. A retirada das fitas de isolamento não foi informada previamente pela prefeitura de Montenegro, mas, logo cedo a notícia dos portões abertos se espalhou.

Contatada via assessoria de imprensa, a Administração Municipal confirmou que o abriu na manhã de domingo, após funcionários da Prefeitura terminarem limpeza e corte de grama e assim o parque poder receber público. No início da tarde, poucas pessoas aproveitavam a sombra das árvores e algumas crianças já se divertiam nos brinquedos que passaram meses parados.

O banheiro seguia fechado, com fitas e cartaz informando do isolamento do local. O pedido da Administração Municipal é que a população aproveite o tradicional espaço de lazer dos montenegrinos, mas que se conscientize e colabore, não se aglomerando em grupos grandes. Também é pedido que continuem com os cuidados como o uso da máscara.

Com o parque estava praticamente vazio, Ana Luíza Lima de Souza, de 8 anos, aproveitava sozinha os balanços enquanto os pais tomavam chimarrão à sombra de uma árvore. “Ainda não voltei pra escola”, ela contou enquanto rapidamente trocava de brinquedo, na felicidade natural de uma criança que estava sentindo falta disso. A família viu nas redes sociais comentários de que o Parque Centenário tinha reaberto e correu para conferir.

E teve quem veio de longe. Moradores de Novo Hamburgo, a família Oliveira pegou o carro sem motivo nem paradeiro específico e saiu para passear no domingo. Acabaram chegando em Montenegro e se instalando no parque para uma tarde de descanso. Sem família nem amigos na Cidade das Artes, eles não sabiam nem que o Centenário esteve fechado, quanto mais de terem chegado justo no dia da reabertura. Com duas crianças pequenas, eles queriam apenas deixá-las aproveitar o final de semana de clima seco e quente.

“Lá em Novo Hamburgo também está aberto. Mas a gente adora sair pra conhecer outros lugares. E eles ainda estão sem aula, só em casa esses meses todos. Então precisavam poder brincar”, conta Gicele de Deus Oliveira. E eles aproveitaram de tudo um pouco, passando poucos minutos em cada brinquedo, como se não conseguissem escolher qual era mais divertido. Murilo Gabriel Nascimento, de 5 anos, e Giovanna Oliveira, de 3 anos, gostaram bastante de conhecer Montenegro.

Cuidados precisam seguir

Desde o final de setembro a Prefeitura de Montenegro começou a tirar as fitas de isolamento de áreas abertas e voltadas ao lazer. Também foram liberados: praça Rui Barbosa, pracinha dos Ferroviários, praça São Pedro da Timbaúva, praça Bíblia da Timbaúva, praça do bairro São João, praça do bairro São Paulo, praça do bairro Santo Antônio e a beira do Rio Caí. Porém, na hora de aproveitar esses ambientes, é importante ter alguns cuidados:
– Não vá a ambientes com outras pessoas se estiver com sintomas gripais;
– Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público;
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;
– Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas;
– Mantenha distância mínima de 1 metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social;
– Evite abraços, beijos e apertos de mãos;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, bomba de chimarrão, toalhas, pratos e copos.
– Utilize máscara.

Deixe seu comentário