Nem sempre é fácil circular pela cidade. FOTO: ARQUIVO DO JORNAL IBIÁ

A II Semana da Pessoa com Deficiência terá atividades visando o estímulo ao debate sobre acessibilidade e inclusão. A programação se concentrará nos dias 21 e 24 deste mês, na próxima terça e sexta-feira, com apresentações artísticas, exposição, caminhada e seminário.

A abertura será às 9h do dia 21, com apresentações culturais proporcionadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no plenário da Câmara de Vereadores, até as 11h. No mesmo dia, haverá a exposição “Varal da Inclusão”, reunindo trabalhos realizados por alunos de escolas municipais, das 9h às 17h, na Praça Rui Barbosa. Nesse local, das 14h às 15h, ocorre a caminhada pela acessibilidade “Sentindo na pele”.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Montenegro (Comdped), Valdair da Rosa Silva, esclarece que nessa atividade serão disponibilizadas cadeiras de rodas e vendas para os olhos para a comunidade em geral. A ação oportunizará as pessoas que queiram ter uma noção do que sentem as pessoas com deficiência. “Queremos chamar a atenção da comunidade para a importância da acessibilidade”, observa Valdair, que é deficiente visual. “Hoje se vê obras novas sem acessibilidade”.

Na programação, ele destaca o seminário sobre acessibilidade e inclusão, que ocorre na sexta-feira, no plenário da Câmara Municipal. O evento começa às 13h30min com credenciamento e mesa de abertura. A palestra inicia às 14h, quando o tema será abordado pelo doutor na área de acessibilidade, Jorge Amaro Souza Borges, de Viamão. Após a palestra, haverá espaço para perguntas.

Na sequência, o assunto será debatido em uma mesa redonda com a participação de representantes das secretarias municipais de Educação e Cultura, Obras Públicas, da Diretoria de Trânsito e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), de Montenegro e Pareci Novo. Às 16h45 minutos ocorrem as considerações finais e o encerramento do evento. Valdair observa que o seminário é aberto à comunidade em geral.

Deixe seu comentário