Demora na entrega do CRLV preocupa condutores

Segundo Detran, grande demanda de emissões do documento devido à antecipação do IPVA tem causado atraso

A longa espera pela entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) tem gerado preocupação e questionamentos entre os condutores da região. Dirigir com o documento vencido é considerado infração de trânsito gravíssima, com multa de R$ 293,47.

Foto: divulgação Detran/RS

De acordo com Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), a antecipação da quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aumentou consideravelmente a emissão dos certificados. Com isso, o prazo para a entrega sofreu alteração e foi ampliado. O coordenador do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Montenegro, Devino Pazutti Mezarri, destaca que, dentro dessa demanda, há algumas preferências. “O Estado prioriza as pessoas que mais necessitam do documento, ou seja, aquelas que estão em atraso”, explica Mezarri.

Outra situação que também interfere nos prazos de recebimento é um problema na Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), onde os débitos de multa não estão sendo repassados para o sistema bancário. “O proprietário do automóvel vai até uma agência bancária ou lotérica, realiza o pagamento total das dívidas, porém, após alguns dias, ele recebe uma notificação sobre as multas em atrasos em decorrência dessa falha no procedimento da Procergs”, explica Mezzari, acrescentando que os condutores não serão prejudicados.

O Detran/RS  organiza a impressão dos documentos por ordem de vencimento do licenciamento. Assim, os veículos com placas de finais 1, 2 e 3, que vencem primeiro, serão impressos antes das placas com finais 4, 5 e 6, e assim por diante. O sistema também prioriza aqueles com o licenciamento já vencido, primeiros emplacamentos, segundas vias e outros que precisam do documento para circular regularmente.

“É importante destacar que o vencimento em abril foi do licenciamento, que é um conjunto de todos os débitos do automóvel, sendo o IPVA, Seguro DPVAT, Emissão de Documento e Multas Vencidas [se houver]”, salienta o coordenador do CRVA.

O tempo maior para a chegada do CRLV não prejudica o usuário, já que esses veículos podem circular com o documento 2017 até o período estipulado no calendário de licenciamento 2018. As placas com finais 1, 2 e 3, por exemplo, tiveram até o 1º de maio para receber o documento. As com finais 4,5 e 6, que vencem em 31 de maio, têm até o 1º dia de junho e assim sucessivamente.

O coordenador Devino Mezarri

Atenção aos endereços registrados
Além dos problemas relacionado à Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e a grande demanda na emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) neste período do ano, a assessoria de imprensa dos Correios do Rio Grande do Sul destaca que a falta de atualização de endereço e destinatário não localizado, dificultam o processo.

Após três tentativas de entrega sem sucesso do Sedex, o documento permanecerá na unidade de centralização dos Correios para retirada.
Através da consulta de veículos no site do Detran/RS, é possível ter acesso ao número do Sedex, link para consulta da situação de entrega junto aos Correios e local para retirada do documento. Acesse http://www.detran.rs.gov.br.

Últimas Notícias

Destaques