descarte, eletrônicos, lixo, meio ambiente, calendário
Comemorações como o Dia da Água e a Semana do Meio Ambiente contarão com evento de descarte correto Foto: Divulgação ACOM

Meio Ambiente. São seis datas que vão de 22 de março até 19 de dezembro

Foram definidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) as datas para realização dos dias do Descarte Correto neste ano. Serão seis dias, o primeiro em 22 de março e o último em 19 de dezembro, nos quais a população poderá desfazer-se de forma adequada de materiais acumulados em casa. Os locais e os horários do Dia do Descarte ainda serão definidos.

No evento, haverá o recolhimento de eletroeletrônicos – como televisão, micro-ondas, rádios e celulares -, lâmpadas, óleo de cozinha, pilhas e baterias, computadores e impressoras, entre outros resíduos. Segundo o responsável pelo setor de Educação Ambiental da SMMA, Marcos Guarani, o Dia do Descarte Correto será realizado em parceria com as empresas Telemonte, Recilux, Bio-C, Corsan, Sitel, JBS e Montepel. As ações também contarão com o apoio de entidades como os Lions e o Rotary.

As datas foram marcadas em dias, na sua maioria, com festejos vinculados ao meio ambiente. O primeiro, em 22 de março, uma quarta-feira, será também marcado pelas comemorações do Dia da Água. O seguinte será no dia 20 de abril e coincidirá com a celebração do Dia da Terra. Em 1º de junho, o Dia do Descarte Correto ocorrerá junto com a Semana do Meio Ambiente. A Semana Farroupilha também receberá a ação, mas no dia 18 de setembro. As duas últimas edições do ano ocorrerão na Semana Interamericana da Água e dentro da programação do Natal Iluminado.

O programa é uma oportunidade para dar a destinação certa a materiais que ocupam espaço em casa, mas que não podem ser depositados no lixo diário. Assim, é feito um esforço para que esses objetos não sejam abandonados em via pública, tornando a cidade mais suja e propiciando alagamentos com as chuvas. De acordo com Guarani, será uma chance de a comunidade descartar corretamente aqueles entulhos que não podem jogar no lixo comum. Segundo ele, é importante que as pessoas já se organizem para poder descartar esses resíduos nas datas correspondentes.

Agenda do Dia do Descarte
22 de março – Quarta-feira (Dia da Água)
20 de abril – Quinta-feira (Dia da Terra)
1º de junho – Quinta-feira (Semana do Meio Ambiente)
18 de setembro – Segunda-feira (Semana Farroupilha)
4 de outubro – Quarta-feira (semana Interamericana da Água)
19 de dezembro – Terça-feira (Natal Iluminado)

Deixe seu comentário