Os cursos serão realizados de forma gratuita através de uma parceria entre Prefeitura e Senai

Inscrições para segunda edição de quatro formações iniciam na próxima segunda, 24

A manhã desta quinta-feira, 20, foi especial para um grupo de sete alunas que iniciaram o curso de Corte e Costura, oferecido através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Montenegro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Carregada de expectativa, a dona de casa Cristina Paes, de 43 anos, não escondia a alegria de estar iniciando o seu primeiro curso de qualificação profissional. “Já trabalhei em duas empresas, mas nunca tive a oportunidade de aprender uma profissão”, conta.

A motivação de Cristina em buscar a qualificação veio com a vontade de ajudar na renda de casa. “Tenho dois filhos e não posso estar trabalhando fora neste momento, então com esse curso vou poder começar a costurar em casa. Assim vou poder trazer um orçamento a mais e ao mesmo tempo estar em casa cuidando dos filhos”, afirma Cristina.

Cristina foi uma das alunas que iniciaram as aulas nesta quinta-feira, 20

A parceria entre a Prefeitura e o Senai irá disponibilizar 88 vagas em quatro cursos gratuitos. O curso de Corte e Costura terá um total de quatro turmas, duas delas iniciaram nesta quinta-feira, 20, com 14 alunos divididos em dois turnos, manhã e tarde. As inscrições para a próxima turma serão abertas na próxima semana. Também será oferecido o curso de informática, que terá início no dia 31 de maio, com duas turmas de 15 alunos, e já está com as vagas preenchidas. Além disso, outros dois cursos serão disponibilizados: Operador de Empilhadeira e Soldagem Eletrodo Revestido.

“Esses cursos irão dar oportunidades de trabalho para as pessoas. Então estamos disponibilizando os cursos para várias idades, porque com essas mudanças que nós estamos vivendo por conta da pandemia o mercado de trabalho está exigindo que as pessoas estejam capacitadas”, aponta a diretora de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), Cristiana Gomes.

Inscrições para próxima edição iniciam na segunda-feira
A SMHAD confirmou que na próxima semana serão abertas as inscrições para a segunda edição dos cursos de qualificação profissional oferecidos em parceria com o Senai.

Os cadastros vão de 24 de maio a 9 de junho e os interessados poderão se inscrever diretamente na SMHAD com a diretora de Políticas de Formação e Qualificação Profissional, Cristiana Gomes. O horário é das 8h30min às 12h e das 13h30min às 16h30min. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, como contas de água ou luz, e comprovante de escolaridade. A SMHAD fica na rua Apolinário de Moraes, 1705, Centro.

Além de mais duas turmas do curso de Corte e Costura, serão abertas as inscrições para mais dois cursos: Operador de Empilhadeira (56h) e Soldagem Eletrodo Revestido, Mag. Oxigas e Tig. (120h). Para ambos, a idade mínima é de 18 anos e o grau de instrução para participação é Ensino Fundamental Incompleto. O curso de Empilhadeira começa no dia 14 de junho e as aulas irão de segunda a sábado. Já o de Soldagem começará em 16 de agosto e as aulas serão de segunda a sexta-feira.

A seleção terá como pré-requisito o atendimento a famílias que estejam inscritas no Cadastro Único, em acompanhamento pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), que estejam recebendo a cesta básica, jovens que estão no Abrigo Menino Jesus de Praga (acompanhados pelo Conselho Tutelar) e indicados pela Central Única das Favelas (Cufa), por meio do Projeto Mães da Favela.

Deixe seu comentário