Exposição homenageará o artista Aldyr Garcia Schlee. Foto: reprodução internet

A partir do dia 16 de setembro, o Espaço Cultural Braskem, na Estação da Cultura, recebe a exposição de fotografias “Uma Terra Só” em homenagem ao artista Aldyr Garcia Schlee e realiza o lançamento do Dicionário da Cultura Pampeana. As visitas devem ser agendadas através do e-mail smec.dipahc@montenegro.rs.gov.br. A exposição segue até o dia 19 de setembro.

Você já leu um livro do Schlee? A pergunta, que é um dos motes do evento, terá uma resposta afirmativa depois da visita à exposição literária que, além de reunir um conjunto de livros do autor, terá também diversos objetos pessoais e fotografias que mostram um pouco das suas vivências e da interação com o público.

Assim, de uma forma singular, o público poderá conhecer as multifaces de Aldyr, como escritor, jornalista, tradutor, desenhista e professor universitário. Ele faleceu em novembro do ano passado e deixou um vasto legado relacionado à literatura uruguaia e gaúcha, à identidade cultural e às relações fronteiriças.

Em 2001, quando foi professor visitante do curso de Pós-graduação em Letras da PUCRS, iniciou o projeto de pesquisa que resultou na publicação do Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense. Em dois volumes, o Dicionário faz um registro aprofundado e atualizado da fala do homem do Pampa sul-rio-grandense e da sua manifestação na cultura pampeana. Na inauguração da exposição serão entregues exemplares do dicionário juntamente com o livro “os 20 melhores contos de Aldyr Garcia Schlee”, patrocinados pela Braskem para as 28 escolas do município e outras entidades.

O evento é aberto ao público, e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural convida à visitação as turmas das Escolas Municipais, que contará com uma mediação em torno de 40 min. Cada grupo poderá ter, no máximo, 30 estudantes.

Deixe seu comentário