Distribuídos pelas prateleiras, os livros requerem alguns cuidados durante os semestres. Fotos: reprodução/internet

Vida longa. Saiba como evitar bolor, traças e dobraduras

Quem curte ler já passou pela dúvida de qual é a melhor forma de cuidar de seus livros. Evitar o bolor, traças e dobraduras indesejadas podem ser problemas frequentes nas estantes. Entretanto, alguns cuidados podem evitar que essas situações aconteçam, preservando as obras no melhor estado possível ao decorrer do tempo. Separamos algumas dicas para te ajudar nesta tarefa.

O ideal é usar um pano seco para limpar as obras. Fotos: reprodução/internet

Posição: Os livros devem ficar na vertical, em uma estante. O importante é não pressioná-los entre si. Colocar as obras na posição horizontal pode danificar e causar dobraduras por conta do peso de um sobre o outro. Deixe um espaço entre os livros e a parede para deixá-los livres da umidade. Escolha o local da sua estante para evitar a exposição ao sol, que pode desbotar as obras.
Retirada: Sempre quando for pegar um livro na sua estante, puxe-o pelo meio da lombada, para evitar danificações.

Limpeza: Ao manusear os livros, esteja com as mãos limpas. Além disso, passe um pano seco, uma vez por semestre, para tirar a poeira. É importante folhear, para arejar o livro. Já quando o assunto é a prateleira, a limpeza pode ser feita com um pano úmido, mas evitando o uso de outros produtos. Após, deixe secar para recolocar os livros no lugar.

Cuidados: O real intuito das orelhas dos livros é proteger a capa de amassar. Muitas pessoas usam essa parte para marcar página, o que pode amassar e deformar a obra. Há quem use clipes para marcar em que página parou, o que pode causar marcas enferrujadas, então, também evite. Marcador de página é a melhor opção. Folhas secas, papéis e outros objetos, com o tempo, também podem causar marcas nas páginas.

Não comer enquanto lê é uma escolha essencial para evitar comida entre as páginas, atraindo insetos. Fotos: reprodução/internet

Não escrever em cima dos livros é uma forma de evitar marcas. Fazer um lanche enquanto lê é uma péssima ideia, pois pode criar uma isca para insetos por conta de farelos entre as páginas. Para transportar, é importante usar uma capa de tecido para proteger o exemplar. Encapar com papel pardo ou outros materiais podem causar manchas e prejudicar as páginas de respirar. Abrir o livro totalmente estraga a lombar e pode descolar páginas, por isso, seja moderado.

Deixe seu comentário