CREAS Renascer completa 15 anos em Montenegro

Unidade é referência em atendimentos a pessoas em vulnerabilidade

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Renascer, de Montenegro, completa 15 anos de atuação no atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. Implantado oficialmente em 2 de maio de 2010, por meio da Lei Municipal nº 5.115, de 27 de julho de 2009, o equipamento público tem se consolidado como referência na oferta de serviços socioassistenciais, especialmente em casos de violação de direitos.

O CREAS executa serviços de média complexidade previstos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e oferece atendimento especializado e multidisciplinar. Atualmente, está sediado na Rua Buarque de Macedo, nº 154, no Centro de Montenegro, após ter funcionado em cinco outros endereços desde sua fundação.

A atuação da unidade inclui o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, o atendimento a pessoas com deficiência, a idosos e a suas famílias, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, além do atendimento a vítimas de violência doméstica e a crianças e adolescentes em situação de violação de direitos.

A equipe técnica do CREAS realiza escuta qualificada, elabora planos de acompanhamento, promove visitas domiciliares e encaminhamentos monitorados. Os profissionais também participam de reuniões técnicas, formações e avaliações permanentes, garantindo a continuidade e a qualidade das ações.

A criação do CREAS está diretamente relacionada à consolidação da Assistência Social como política pública no Brasil, assegurada a partir da Constituição Federal de 1988. Desde então, a política de assistência integra o Sistema de Seguridade Social, juntamente com as áreas da Saúde e da Previdência Social, com foco na garantia de direitos e na promoção da cidadania.

Marcelo Claro coordena o local desde janeiro deste ano. Foto: arquivo pessoal

Desde 2010, a coordenação da unidade passou por diversos profissionais. Estiveram à frente do CREAS: Daiana dos Santos (2010–2014), Ângela Maria Ventura (in memoriam) (2014–2017), Jasmin Gomes de Oliveira (2017), Vera Sirlei Scherer (2017–2019), Suelem Botelho (2019), Carliane Ruhmann Pinheiro (2020), Jair Inchauste Pires (2020–2024) e, desde janeiro de 2025, Marcelo Claro.

O atual coordenador relata que a experiência tem sido de grande responsabilidade e envolvimento com o trabalho coletivo. “Iniciei no CREAS no dia 6 de janeiro de 2025, assumindo o cargo de coordenador. Sinto-me muito honrado por fazer parte desta equipe e por ter a oportunidade de contribuir com o apoio às pessoas que precisam dos serviços do CREAS”, afirmou Marcelo. Ele destaca ainda o comprometimento dos profissionais e a média de cerca de 90 atendimentos mensais realizados pela equipe.

Últimas Notícias

Destaques