Contra a dengue, conscientização de alunos e profissionais da saúde

Hora do Conto para as crianças e palestra aos Agentes de Saúde e Endemias

O foco das ações da Semana Municipal de Combate ao Aedes aegypti nessa segunda-feira, 12, foi o trabalho de educação. Duas sessões de “Hora do Conto” para alunos de escolas municipais e uma palestra para Agentes de Saúde e Endemias aconteceram durante a programação, que alerta para o cuidado com os riscos gerados pelo mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya.

No início da manhã, às 8h, os alunos da Escola Municipal Dr. Walter Belian foram à Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, no Parque Centenário, para ouvir boas narrativas durante a contação de histórias com a professora Ana Rosa. À tarde, mais uma sessão da “Hora do Conto” aconteceu, mas desta vez no saguão da Walter Belian.

A professora Ana Rosa transmitiu aos pequenos estudantes algumas histórias divertidas, que retratam a vida na natureza. Também foram destacados os cuidados com o meio ambiente para evitar focos de larvas e mosquitos da dengue.

Os alunos olhavam encantados para os livros com, grandes figuras em alto relevo, e aos adereços que deixavam o momento – e o enredo – ainda mais divertido.

Tânia Stasiak falou aos Agentes sobre o quanto é importante o trabalho de educação da comunidade

Profissionais receberam capacitação para combater os focos de mosquito
Outro destaque das atividades da Semana Municipal de Combate ao Aedes aegypti foi uma palestra aos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde de Montenegro, que ocorreu na tarde de ontem, 12, na Estação da Cultura.

Arquiteta sanitarista e chefe adjunta da Vigilância Ambiental do Estado, Tânia Stasiak palestrou sobre o importante papel dos Agentes Comunitários e de Endemias na comunidade. “Estamos aqui pelo Aedes aegypti, mas não podemos esquecer das demais endemias que podem surgir em um cidade. Temos que dar atenção à doença de chagas, febre amarela e a tantas outras”, aponta.

Outro apontamento feito pela arquiteta sanitarista foi em relação ao trabalho das equipes, que deve ser realizado em conjunto, somando esforços. Tanto Tânia Stasiak quanto a chefe da Vigilância Sanitária de Montenegro, Silvana Schons, enalteceram a educação da população como linha de frente no auxílio da prevenção destas doenças. “A educação e a repetição precisam acontecer. Isso é a base para a transformação da sociedade”, afirma Silvana.

As atividades continuam nesta terça-feira, 13, e amanhã, 14, com atividades em escolas, novas edições da “Hora do Conto”, pedágio educativo e premiação dos vencedores do concurso de paródias e mascotes.

atividades para terça e quarta-feira
Terça-feira 13-11
8h/14h – Hora do Conto – Combate ao Aedes aegypti, na Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira.
9h – Atividades lúdicas, na Emef Ana Beatriz Lemos.
Quarta-feira 14-11
8h/14h – Hora do Conto– Combate ao Aedes aegypti, na Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira.
9h – Pedágio Educativo, na rua Ramiro Barcelos, em frente à Praça Rui Barbosa.
14h – Entrega de prêmio para os vencedores do concurso de paródias e mascotes, no gabinete do prefeito.

Últimas Notícias

Destaques