Moradores do bairro São Paulo durante mutirão de limpeza realizada na Praça dos Pinheiros. Foto: Arquivo pessoal

Prefeitura quer ajuda para projeto de limpeza da cidade e revitalização do Parque Centenário

Com o intuito de melhorar as condições de ruas, praças e parques da cidade a Administração Municipal de Montenegro lançou o projeto “Cidade limpa”. Mas para viabilizar a proposta, a Prefeitura está pedindo a ajuda da comunidade.

Segundo o executivo municipal, não há equipamentos suficientes para realizar os trabalhos de limpeza e conservação da cidade. A solução é a compra, o que será providenciado, mas a burocracia imposta aos órgãos públicos pela legislação torna este processo demorado. Por isso, para viabilizar o projeto em curto prazo, o prefeito Gustavo Zanatta irá visitar as empresas para pedir ajuda na doação de utensílios como enxadas, facões, cortadores de grama, sopradores e diversos outros equipamentos.

Administração está pedindo doação
de utensílios para a limpeza da cidade. Foto: Acom Montenegro

“São itens necessários para o trabalho. Tenho certeza de que receberemos uma resposta positiva, pois o desejo de uma cidade mais limpa e agradável é de todos”, afirma Zanatta. Qualquer pessoa da comunidade pode colaborar neste esforço. “É só nos avisar que iremos buscar os objetos doados”, ressalta.

É consenso na Administração que a falta de uma ação mais efetiva do poder público nesta área levou também a população a relaxar na manutenção de seus pátios, em cuidar das calçadas e até mesmo em dar o destino adequado ao lixo doméstico. Por isso, ações que visam o cuidado com os espaços públicos são importantes. Victor Oliveira, que faz parte da Associação de Moradores do Bairro São Paulo, conta que com frequência alguns moradores ajudam na manutenção de praças do bairro.

“A associação mantém periodicamente a limpeza das duas praças do bairro, geralmente fazemos o corte da grama, limpeza e jardinagem. Também recolhemos o lixo das lixeiras, colocamos sacos de lixo, renovamos as flores quando necessário e estamos sempre motivando a comunidade a cuidar e zelar pelo espaço”, destaca.

Zanatta convida população para opinar sobre o projeto de revitalização do Centenário
Outro projeto do executivo municipal que terá a participação da população é a revitalização do Parque Centenário. Um grupo de trabalho, formado por 20 pessoas, entre representantes da Prefeitura e da comunidade, fará um estudo sobre a estrutura atual e apresentará sugestões de melhorias. Essas definições serão concluídas em até 90 dias. Depois, ocorre a captação de verbas e a realização das obras que forem consideradas mais importantes e urgentes.

Vinte pessoas fazem parte do grupo que definirá a revitalização do Parque Centenário. Foto: Acom Montenegro

A proposta é do secretário municipal de Gestão e Planejamento, Fabrício Coitinho. Para ele, é essencial que a comunidade participe das definições, já que o parque é um ponto de encontro para todos os montenegrinos. “Queremos envolver a comunidade, de forma voluntária, no desenvolvimento de um projeto completo de revitalização, despertando o senso de pertencimento e o compromisso no cuidado com esse espaço”, define.

Os representantes da comunidade selecionados foram: Alexa Arnhold, Aline Dupont, Ana Paula Jardim, Aníbal José Costa, Carina Mello, Gina Samanta Oliva, Ialdari Santin, Lisa Borchardt, Magda Azeredo, Marilize Garcia, Rosani Ibarros Lemos, Patrícia Atkinson, Victor Oliveira e Vitória da Motta.
Já o governo estará representado por seis integrantes da Secretaria Municipal de Gestão e Panejamento, um da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e um da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os interessados em participar foram selecionados a partir do envio de um documento à Prefeitura em que demonstraram interesse em colaborar voluntariamente. Era uma espécie de carta de apresentação, na qual informaram nome completo, bairro onde residem, formação escolar, áreas de interesse e hobbies. Os candidatos também deveriam falar um pouco sobre si, como hábitos, família, trabalho e outras informações que ajudaram a traçar um pequeno perfil. No total foram 58 inscritos.

Deixe seu comentário