No CFC Montenegro aulas práticas foram retomadas mediante medidas de prevenção

Aulas teóricas permanecem suspensas enquanto Detran-RS analisa a aplicação à distância

Após quase cinquenta dias de portas fechadas por decreto, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) voltaram a atender o público nessa terça-feira, 12. A partir da publicação do decreto de distanciamento controlado do governo do Estado foi dada a reabertura. Porém a retomada das atividades é parcial, já que continuam suspensas as aulas teóricas.

De acordo com o Detran-RS as aulas práticas para condutores em formação podem ocorrer de forma normal, mas com o uso de máscara e todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Além disso, as aulas nos simuladores, a renovação da CNH, o exame médico e a avaliação psicológica também foram retomados. Já as aulas teóricas seguem suspensas, e o Detran ainda analisa a melhor forma da aplicação das aulas por EAD. O processo de habilitação que antes era de 12 meses foi estendido para 18 meses.

Com a retomada dos serviços diversas pessoas recorreram aos CFCs para encaminhar a sua situação. Esse é o caso da montenegrina Gabriela Flores Meert, de 20 anos, que já na terça conseguiu reagendar as suas aulas práticas. “Confesso que está sendo bem novo pra mim, pois fiquei preocupada. Como as aulas pararam bem no início eu fiquei com medo de não saber se iria lembrar de tudo que eu tinha aprendido, até por que tem bastante regrinhas. Mas as meninas estão sendo muito atenciosas em remarcar as aulas que perdi nesta pandemia”, conta.

Na sua primeira habilitação Gabriela relata que no dia que voltaram as aulas tudo foi tranquilo, pois os instrutores fizeram toda a higienização dos carros e disponibilizaram álcool gel. Com a prova prática marcada para o dia 3 de junho a jovem está nervosa, mas confiante.“É que eu vou para faculdade de van, então queria ter minha carteira logo para ir de carro”, explica.

Os CFCs de Montenegro reabriram nessa terça-fera, 12, e agora estão trabalhando no reagendamento de aulas e provas. No CFC Montenegro as provas práticas já estão sendo reagendadas para o dia 27 de maio e, após investimento em equipamentos, as aulas práticas podem ser marcadas através do Whatsapp evitando a ida ao local. “Nesse período fechado nós fizemos algumas modificações dentro do Centro de Formação, até com o intuito de abertura da maneira mais higiênica possível”, explica o diretor de ensino, Vinicius de Oliveira.

Com uma revitalização completa e higienização do prédio por dentro e por fora o CFC abriu as portas novamente. Os exames médicos e psicológicos, além da renovação da CNH são realizadas na hora, e os documentos podem ser enviados também por Whatsapp. “As aulas teóricas ainda estão suspensas, o Detran está remetendo pra nós sobre as aulas EAD. Nem os cursos de reciclagem podem ser realizados à distância por enquanto”, comenta Vinicius. Como cortesia o CFC Montenegro disponibiliza máscaras para os alunos que não têm.

O CFC Vida Segura também está seguindo as orientações do decreto do Estado e aos poucos está retomando as atividades. Segundo a diretora de Ensino, Vanessa Bozzetto, a única coisa que o Centro não está realizando é as aulas teóricas, devido a suspensão pelo Detran. “As aulas de simulador e aulas práticas já estamos reagendando e nós temos até agenda de prova prática marcada para o final do mês de maio”, diz.

Os exames médicos e as avaliações psicológicas estão sendo marcadas para a próxima semana. O CFC Vida Segura também está tomando os devidos cuidados com a higienização e para evitar aglomeração.

Deixe seu comentário