turma do Curso Piscicultura realizado no Cetam.

Com o objetivo de promover um momento de formação profissional, o Centro de Treinamento de Montenegro (Cetam) junto à Prefeitura Municipal, realiza durante esta semana o Curso Piscicultura, destinado aos produtores de todo o estado do Rio Grande do Sul que atuam nessa área de produção.
O curso é ofertado cinco vezes no ano, mas nessa edição contou com uma novidade, a participação de operadores de máquinas da prefeitura. A intenção é capacitar esses profissionais para dar um melhor suporte aos produtores do município nas etapas de escavação dos reservatórios. De acordo com o extensionista rural da Emater João Sampaio, responsável pela formação, esse é um importante passo para melhorar o desempenho dos piscicultores da cidade. “A ideia é possibilitar que esses profissionais possam auxiliar os produtores com uma melhor qualidade de construção rural, com uma séria de necessidades que refletem na produção”, disse Sampaio.

No total, o curso regular conta com a presença de cinco operadores de máquinas do município de Palmares do Sul e Montenegro, que irão participar somente de uma etapa da formação, onde é desenvolvido temas como construção de viveiros e unidade de produção. O instrutor destaca que os demais alunos terão a oportunidade aprender sobre a qualidade da água, questões de manejo, alimentação, as principais espécies de peixe e as outras questões que envolvem a piscicultura.

O curso teve início na segunda-feira, 16, e se estende até a próxima sexta-feira, 20. A coordenadora do Cetam Claudete Klein, salienta a importância da parceria com administração pública para uma efetiva produção e apoio aos produtores rurais de Montenegro e região. “É importante quando todos se unem para oferecer a esse público uma boa formação, já que aqui eles têm a oportunidade de compartilhar experiências a partir de diferentes realidades”, disse Claudete.

Mensalmente são oferecidos diversos cursos de formação pela entidade, que possibilita aos alunos a junção entre teoria e prática no mesmo espaço. Para mais informações, o interessado deve entrar em contrato com o Cetam, na rua Hans Varelmann, sem número, bairro Zootecnia (próximo ao campus da Unisc); ou pelo telefone 3632.1261; ou e-mail [email protected]

O conteúdo completo dos cursos está disponível no site da Emater, www.emater.tche.br, clicando em “área técnica” e “Centro de Treinamento”. (IR)

Deixe seu comentário