Apicultura é um dos cursos mais procurados hoje no Cetam, que também oferece diversas outras oportunidades de capacitação em agropecuária. Foto: Divulgação/Emater

Emater. Centro de Treinamento de Montenegro proporciona dez opções de cursos que garantem mais qualificação

O curso de inseminação artificial de bovinos é o primeiro da lista de dez que serão oferecidos pelo Centro de Treinamento de Montenegro (Cetam), da Emater/RS – Ascar. Haverá turmas mensais, a partir de fevereiro, com 40 horas/aula. A novidade deste ano, porém, é a oferta de um curso de manejo de equinos, com 24 horas/aula.

O conteúdo inclui comportamento do cavalo e relação com o homem; conhecimentos sobre as principais raças, instalação e utensílios, cuidados com casco e patas; reprodução; alimentação do cavalo; promoção da saúde e exame de compra de equinos. O gestor de cursos no Cetam, Gustavo Vargas, afirma que esse curso atende a uma crescente demanda na área. “Não só para quem tem cavalo, mas também para quem gosta de cavalos”, acrescenta.

Entre as 10 opções oferecidas, ele observa maior demanda por inseminação artificial em bovinos; horticultura agroecológica e apicultura. Gustavo esclarece que os cursos são dirigidos ao público em geral, mas que a preferência é para agricultores. Os valores, que incluem alimentação, hospedagem e material didático, não foram divulgados. Ele explica, no entanto, que produtores enquadrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar pagam valor reduzido. E acrescenta que a Emater realizou parceria com o Sicredi e, por isso, seus associados terão descontos.

Para se inscrever
As inscrições estão abertas e são realizadas enquanto houver vagas. Para se inscrever, o interessado deve entrar em contrato com o Cetam, na rua Hans Varelmann, sem número, bairro Zootecnia (próximo ao campus da Unisc); ou pelo telefone 3632.1261; ou e-mail [email protected]

O conteúdo completo dos cursos está disponível no site da Emater, www.emater.tche.br, clicando em “área técnica” e “Centro de Treinamento”.

Deixe seu comentário