Casal Kebach celebra 60 anos de amor e cumplicidade

Bodas de Diamante. Ivone e Walter compartilham as histórias de uma vida juntos

Na quinta-feira, 13 de fevereiro, Ivone Kebach e Walter Alexandre Kebach celebraram 60 anos de casados. Moradores do bairro Faxinal, em Montenegro, eles são os proprietários do Castelo Kebach, uma das atrações turísticas mais conhecidas da cidade. Com uma história de vida repleta de música, viagens e cumplicidade, o casal compartilhou memórias vividas juntos.

Ivone e Walter se conheceram em Canoas, quando ambos estudavam à noite enquanto trabalhavam durante o dia. “Na época, o curso se chamava madureza, era como o segundo grau de hoje”, relembra Ivone. Em apenas 11 meses de namoro, os dois decidiram se casar. “O que me chamou atenção nele foi que ele era muito metido no colégio”, brinca Ivone. “O professor perguntava algo, e ele sempre sabia a resposta”, conta.

Walter, por sua vez, ficou encantado com Ivone à primeira vista. “Achei ela bonita e muito interessante. Mas o que nos aproximou ainda mais foi a música. Eu era músico e tinha um conjunto. Quando começamos a namorar, ela me pediu para ensiná-la a tocar violão. E assim, começamos a tocar juntos”, diz. O casamento religioso foi o último celebrado na antiga Igreja Matriz de Montenegro. “Eles estavam demolindo e iniciando a construção da atual Catedral”, conta Ivone.

Depois do casamento, Walter, então guarda penitenciário, foi transferido para Torres. Ali começou a rotina itinerante do casal, passando por diversas cidades do Rio Grande do Sul, como Taquara e Passo Fundo. Durante esse tempo, Walter seguiu na carreira pública, tornando-se inspetor e, posteriormente, delegado de polícia, enquanto Ivone cuidava da família e acompanhava as mudanças. “A nossa vida era meio andarilha”, conta Ivone. “O mais difícil era para as crianças, que tinham que mudar de colégio frequentemente. Até hoje, elas comentam como era difícil”, relata.

Com o tempo, Walter decidiu que era hora de fixar raízes. “Eu disse para a Ivone que já que a família dela era de Montenegro, iríamos construir uma casa aqui. E assim fizemos, depois da minha aposentadoria”, relata.

O segredo de um casamento duradouro

Ao serem questionados sobre o segredo para manter um casamento tão longo, Ivone é direta: “A gente briga de vez em quando, mas logo faz as pazes. O importante é sempre um ceder para o outro”, pontua. “Não vale a pena discutir por coisas pequenas. A gente se ajuda e sempre pensa no bem-estar um do outro”, complementa Walter.

Ele ainda destaca a importância do companheirismo. “Quando um de nós está doente, o outro está lá para ajudar”, destaca Walter. Com quatro filhos, netos, bisneta e uma história repleta de amor e música, o casal agora celebra Bodas de Diamante. “Um casamento pode durar uma vida inteira quando construído com respeito e cumplicidade”, conclui Ivone.

 Ivone mostra a foto do casamento
Ivone mostra a foto do casamento, em 1965, na antiga Igreja Matriz de Montenegro

A música como elo familiar

Paralelamente à carreira pública, Walter sempre manteve sua paixão pela música. “Desde jovem, eu dava aulas de música em Porto Alegre e Canoas. Quando nossos filhos nasceram, criamos um conjunto musical, o Grupo Som e Arte, que continua até hoje”, diz.

Para o casal, o segredo do relacionamento longevo é o respeito e a cumplicidade

O grupo, formado inicialmente por Walter e Ivone, logo recebeu os filhos. “Nos apresentamos em diversos festivais, incluindo as primeiras edições da Califórnia da Canção. Nossa filha, ainda pequena, se apresentava conosco em cima de um banquinho para alcançar a altura para tocar tumbadora”, recorda Walter.

Em 1978, o talento musical da família brilhou na Ciranda Musical de Taquara. “Colocamos duas músicas na final do festival. Uma delas, chamada ‘Bairros Antigos’, venceu na categoria teuto-riograndense. No mesmo evento, Jader Moreci Teixeira, o Leonardo, venceu com ‘Céu, Sol, Sul’, que se tornou um clássico da música gaúcha. Foi um momento histórico”, conta Walter.

Hoje, o casal comanda o Castelo Kebach, um espaço que mistura teatro, música e história. “Temos espetáculos interativos, onde os visitantes passeiam de trenzinho pelo local, conhecem nossa cavalaria e visitam a pousada da bruxa, interpretada pela Ivone”, explica Walter. A paixão pela arte segue firme na família. “Nossos filhos participaram do conjunto, e agora nossa neta também faz parte. A música nos uniu e continua sendo um laço forte entre nós”, afirma Walter.

Casal celebrou Bodas de Prata
Casal celebrou as Bodas com evento no Castelo Kebach

Últimas Notícias

Destaques