Livros já estão disponíveis para retirada em uma caixa com quarenta títulos do acervo público CRÉDITO: Acom/Prefeitura Municipal de Montenegro

O projeto “A Biblioteca Vai Até Você” existe no município desde 2009, mas está sendo ampliado. Já são 25 pontos da cidade que possuem caixas ou baús de livros do acervo da Biblioteca Pública Municipal disponibilizadas para a comunidade. O último ponto a receber a iniciativa foi a Casa do Produtor Rural. Nos próximos dias, o projeto alcançara a recém inaugurada ESF Esperança e a Escola Pedro João Müller, em Costa da Serra.

Ana Valdeti Martins e a Chefe da Seção de Abastecimento da Prefeitura, Maria Cecília Bartzen, realizaram a entrega na Casa. foto : Acom/Prefeitura Municipal

Diretora da Biblioteca, Ana Valdeti Martins define a iniciativa como uma projeto de descentralização da leitura. “A gente está levando o livro para mais perto do cidadão, democratizando a Biblioteca”, coloca. Já existem baús de livros em todos os postinhos de saúde do município, em alguns consultórios médicos e até nos carros da Secretaria de Saúde que levam passageiros para consultas em Porto Alegre.

É a bibliotecária, Alexandra Flores, que seleciona os títulos a serem distribuídos. São todas obras recebidas por doações – não as diretamente compradas pela Prefeitura – e os gêneros são dos mais variados, com valorização especial aos escritores montenegrinos. A cada quatro meses, todos os títulos são recolhidos para que novos livros sejam adicionados, mantendo uma rotatividade. A comunidade é livre para fazer empréstimos do baú e, inclusive, para utilizá-los como intermediário para fazer doações.

Ana Valdeti comemora os resultados da iniciativa. Diz que há boa procura pelos títulos e que várias instituições entram em contato com ela para se voluntariarem a receber algum dos baús. Locais com maior movimento acabam recebendo mais títulos. Tudo para incentivar os hábitos de leitura.

Deixe seu comentário