Carreteada para São Jorge reúne 62 carretas de boi

Realizada pelo Grupo de Cavaleiros e Carreteiros de São Jorge, a 13º Carreteada para São Jorge ocorrida na manhã deste sábado, dia 29, em Costa da Serra, interior de Montenegro, reuniu 62 carretas de boi. Além de grupos de diferentes localidades montenegrinas, se fizeram presentes carreteiros de cidades das redondezas, como Brochier, São José do Sul e Triunfo.

Sabala tem mais de uma década de participações em carreteadas

Vindo de Barro Vermelho, localidade de Triunfo, Plínio Enor Azeredo, o Sabala, ressaltou seu amor pela tradição das carreteadas. “É muito bom, eu amo demais isso aí. Bois e carretas para mim é tudo”, enfatizou. Vindo com um grupo formado por integrantes do Piquete Azeredo, Sabala ressaltou que participar deste tipo de evento também é bom pelas amizades formadas. “Parece uma irmandade, é muito bom”, confirmou ele, que veio já na sexta-feira para Costa da Serra com sua carreta puxada pela parelha formada por Batuta e Baliza. “Saímos às 6h e chegamos 13h”, contou.

De São José do Sul veio um grupo com nove amigos, um grupo contava com a presença de Elisandro da Silva Cruz, que se criou em Costa da Serra e há oito anos voltou a trabalhar no meio rural. “O meu negócio é compra e venda de gado para a engorda, mas o cara gosta – vem das origens. Eu me criei trabalhando nisso, puxando lenha e cortando mato. Então é nessa parte aí que a gente vai se espelhando e pela diversão de juntar os amigos e conversar”, comentou. Ele ressaltou, ainda, que as carreteadas promovem uma troca de experiência e debates sobre a criação de bois e cavalos.

Elisandro participou com a parelha formada por Tubarão e Sertão

E não apenas quem aqueles com carretas e bois que aproveitaram o evento. Ao longo da ERS-411 e estradas do interior por onde os carreteiros passavam diversas pessoas paravam para olhar. Entre eles estava o casal Nilvo e Nádia Rodrigues Oliveira. Moradores de Brochier, eles se deslocaram até Costa da Serra só para acompanhar o evento. “Eu não trabalho com agricultura, não tenho boi e carreta, mas gosto de olhar. Está bonito”, comentou Nilvo enquanto os animais passavam puxando as carretas.

Membro do Grupo de Cavaleiros e Carreteiros de São Jorge, Valmir Paulino Cruz se mostrou satisfeito com o número de participantes da carreteada. “Foi muito bom. Esperávamos 50 carretas e deu 62. Está um dia muito lindo, o tempo está colaborando”, afirmou. Ele salientou que na cavalgada que ocorre no domingo, dia 30, a expectativa é reunir 150 cavalarianos.

A 17º Cavalgada para São Jorge terá saída às 9h, da Fazenda Scherer, em Costa da Serra. Os cavaleiros participantes irão concorrer a um potro. No período da tarde será realizado torneio de vaca mecânica.

Últimas Notícias

Destaques