Valores são usados na manutenção das vias públicas. FOTO: PREFEITURA DE MONTENEGRO

Devido a um atraso no pregão eletrônico em virtude do Carnaval, em março, a gráfica encarregada de fazer a impressão deve enviar somente na próxima semana os carnês do IPTU 2019. Assim que chegarem, serão entregue aos contribuintes de Montenegro através dos Correios.

De acordo com a secretaria municipal da Fazenda, o atraso não deve inviabilizar o pagamento do imposto em cota única, pois o vencimento será somente no dia 30 de abril. Quem optar pelo pagamento até lá terá desconto de 10% se não tiver pendências de anos anteriores. Para os que possuem dívidas a saldar, o abatimento será de 8%.

De acordo com o secretário José Nestor Bernardes, a previsão é de que até metade dos débitos seja quitada ainda este mês. “Nossa previsão de arrecadação total com o Imposto Predial e Territorial Urbano para 2019 é de aproximadamente R$ 8 milhões”, projeta. O dinheiro não tem destinação específica e ajuda a manter a estrutura de serviços do Município.

O IPTU deste ano deve ficar, no mínimo, 3,51% mais caro em relação a 2018. O reajuste anual do Imposto Predial e Territorial Urbano leva em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Também há outros fatores que podem inflar o valor, como o recadastramento em campo feito pela Diretoria de Geoprocessamento. O órgão monitora a área construída das edificações no município e atualiza, com isso, a base de cálculo do imposto devido. Devem interferir, ainda, as taxas cobradas pelos serviços urbanos, como a da coleta de lixo e a de manutenção das redes de esgoto.

Busca no site
Quem quiser fazer a quitação antes da entrega do carnês pode baixar o boleto da cota única diretamente no site da Prefeitura. O endereço é www.montenegro.rs.gov.br. Não há um link direto. Na barra superior, clique em Serviços e procure a opção IPTU. Na tela, abrirá um passo a passo para chegar ao documento.

Se a sua internet não é rápida, melhor nem tentar. A plataforma não é nem um pouco amigável. Também é necessário preencher informações como o número da inscrição do imóvel e o CPF do contribuinte.

Deixe seu comentário