Buracos e serviços inacabados em esgoto

Uma situação rotineira que nunca é resolvida por completo na rua Intendente Augusto Jaeger Filho, no bairro São João. O problema é a erosão do solo na calçada, devido ao entupimento da tubulação de esgoto que passa pelo local, inclusive pelo pátio de uma residência no numeral 705.
Conforme a moradora Cristiane Werner, a situação começou em 2014, quando enormes crateras surgiram no terreno. Foi quando iniciaram as tratativas com a Prefeitura para o conserto. O problema foi resolvido parcialmente. Porém, no ano passado os buracos voltaram a aparecer no gramado dentro da propriedade, e no lado ecterno afetando calçada e meio-fio.

As primeiras solicitações para uma nova obra iniciaram imediatamente, mas a dificuldade foi tão grande que os moradores apelaram para a Câmara de Vereadores. Uma reunião com edis deu início a novo conserto, em fevereiro. No entanto, o morador Edgar Werner diz que a obra não foi finalizada. “A parte do esgoto foi concluída, mas a calçada não foi refeita”, aponta.

Casal colocou madeira para que o filho não caia no gramado de casa

Os contatos com a secretaria de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU) passaram a ser diários, exigindo, além da continuação do trabalho, a verificação do solo no jardim da família. Os retornos negativos e as justificativas para o não comparecimento das equipes foram muitos. Greve dos caminhoneiros, chuva e falta de material foram as principais.

Com esse tratamento, há cerca de um mês os Werner desistiram de ligar. A maior preocupação de Cristiane e Edgar é com a segurança do filho, de apenas oito anos, e com a estrutura da casa. O menino gosta de jogar futebol no pátio. Mas a erosão na tubulação de esgoto do município ocasiona buracos, e o terreno fica perigoso. Além disso, os buracos ficam próximos da residência, o que oferece grande risco para todos.

Comparando fotos do local enviadas pelo morador há alguns dias, e a visita da reportagem na tarde de ontem, é possível observar que um novo buraco já surgiu na lateral do meio-fio, pois muitos veículos estacionam e passam pela rua. “Em uma madrugada, um carro caiu no buraco que tinha aqui, e quando vieram arrumar acharam o para-choque dentro da cratera. Meu marido está sempre colocando galhos pra sinalizar o perigo”, afirma Cristiane.

O que diz a prefeitura
Em resposta, o diretor de Serviços Urbanos, Thiago Petry, diz que o serviço na rua Augusto Jaeger Filho, 705, está na programação do Departamento de Serviços Urbanos. “Este serviço era para ter iniciado na semana passada. Mas, devido as chuvas, infelizmente atrasou o cronograma”, afirma o responsável por e-mail. O diretor também renovou a esperança dos moradores. “Caso não chova esta semana, será possível começar os trabalhos nesta quinta-feira”, prometeu.

Últimas Notícias

Destaques