Morador reclama do bueiro que transborda em dias de chuva e impossibilita passagem até a sua casa

Vereadores e representante do Daer realizam visita técnica para avaliar a situação

É só chover um pouco para os moradores da Costa da Serra sofrerem pelo cheiro e os problemas gerados por um bueiro. A água acumulada transborda nos pátios e no meio da rua, chegando a obstruir a passagem de uma das casas.

Na tarde desta segunda-feira, 5, os vereadores Josi Paz e Joel Fabiano Kerber, e o agente administrativo da 11ª Superintendência Regional (SR) de Lajeado do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Sadi Marques, estiveram no local para realizar uma vistoria e encaminhar um pedido de restauração ao Daer.

Segundo o morador da localidade, Ito Grave, a boca de lobo alaga sempre que chove. “Está acumulando muita água. Quando chove não tem como entrar e sair de casa”, fala. O bueiro está localizado em frente à escola Pedro João Muller, onde estão sendo realizados reparos na via.

De acordo com o agente administrativo do Daer, Sadi Marques, medidas serão tomadas para acabar com o problema dos moradores e transeuntes da região. Além disso, ele realizou também uma avaliação a pedido dos vereadores, para a possibilidade de instalação de lombadas eletrônicas ou passagem elevada de pedestres em quatro locais críticos: em frente à Escola Pedro Henrique Zimmermann, em Passo da Serra; em frente ao curtume; próximo à entrada de Vapor Velho; e em frente à escola Pedro João Muller.

A preocupação dos vereadores é quanto ao excesso de velocidade dos condutores de veículos na ERS-411, especialmente os caminhoneiros. “Esse encaminhamento também é muito importante, visto a segurança dos alunos, porque aqui o tráfego de crianças e veículos é muito intenso e o perigo é grande”, diz a vereadora Josi Paz.

A proposta será encaminhada por Sadi Marques a um engenheiro especializado da empresa e, segundo o vereador Joel Fabiano Kerber, mais ajudas estão garantidas para agilizar o pedido. “Nós já conversamos com o Airton Vargas, Departamento de Transporte e Trânsito (DTT), e ele já se comprometeu em dar as placas necessárias para a sinalização”, fala o vereador Kerber.

Obras seguem na ERS-411 e motoristas precisam de cuidado ao transitar pois há pontos de interrupções

Obras na ERS-411 estão a todo vapor
Devido às chuvas, as obras de melhorias em cerca de dois quilômetros da ERS-411 tiveram que ser pausadas e buracos tomaram conta da via nesse meio tempo. Porém, com as condições climáticas favoráveis para a retomada dos serviços desde a semana passada, as equipes já estão atuando no local.
De acordo com o agente administrativo do Daer, Sadi Marques, a Construtora Giovanella também realiza obras em outras duas rodovias, e devido isso, as obras em Costa da Serra não têm uma data prevista de término. “Como esse é um contrato com a empresa, a gente nem se preocupa, só vem a fiscalização cobrar e ver como está o andamento das obras, mas não tem uma previsão exata de conclusão”, relata Marques. Na subida entre a Costa da Serra e Bom Jardim, estão ocorrendo interrupções no trânsito da rodovia, com rodízio na passagem de veículos.

Deixe seu comentário