População já está frequentando o local

Reabertura. Balneário estava fechado há mais de três anos

Na estação mais quente do ano, montenegrinos contam agora com mais um local como opção de lazer: o Balneário Municipal Afonso Kunrath, popularmente conhecido como Baixio. Fechado desde 2018, o local foi reaberto para uso da população após inauguração da nova ponte de acesso e recuperação das suas estalagens.

Churrasqueira, ar-fresco e calmaria são alguns dos benefícios que se pode encontrar no Baixio. Com a reabertura do local, muitas famílias já foram aproveitar do espaço de lazer que Montenegro oferece. A família Quevedo, por exemplo, é uma das que já marcou presença no balneário para se refrescar e confraternizar. “Tu vai ver em Montenegro: o que a gente tem de lazer? Tem nada, tem as cascatas em Maratá, mas é em Maratá, e não em Montenegro. Aqui é na ‘esquina’, a gente mora no Ferroviário e é pertinho, dá para vir caminhando. Sem custo”, diz Michael Quevedo.

Segundo eles, a inauguração da nova ponte e a liberação gratuita da entrada facilitaram o acesso da população. “Antes era cobrado. Agora, sem cobrar, fica melhor; parece que o pessoal tem disponibilidade de chegar e se instalar do jeito que quer, bem tranquilo”, fala Michael.

Entretanto, nem tudo foi aprovado por eles. “A única coisa que a gente não gostou foi que não tinha banheiro. O banheiro que tinha não estava em uma situação legal, e aí a gente teve que se virar”, declara.

Quem também criticou o banheiro foi Rodrigo Juvêncio. Ele e a família foram até o local passar o dia com vizinhos e se depararam com um banheiro sujo e em péssimas condições. “As instalações estão precárias, o banheiro está ridículo. Eu acho que como não tem policiamento à noite, acabam quebrando tudo”, fala. Apesar disso, Rodrigo relata que todos aproveitaram muito bem a estadia no local, com churrasco e diversão garantida. “O lugar é excelente. É muito bom pra trazer a família”, garante. Ele ressalta que sentiu falta também de um local para comprar algum alimento ou bebida, pois o espaço onde havia uma lanchonete ainda está deteriorado.

Para além de uma opção para passar todo o dia, o balneário também chama a atenção de quem quer simplesmente ir ficar por um momento embaixo das árvores. Esse é o caso de Edenírio e Iraci Ventura, que saíram do bairro São João para curtir a brisa no Baixio. “Viemos porque aqui é fresquinho, queríamos ver o movimento, e lá (bairro São João) estava muito quente”, diz Iraci.

Mesmo com o banhos suspensos por causa da falta de condições de balneabilidade do rio e ausência de salva-vidas, diversas pessoas aproveitaram para tomar banho na tarde desse domingo, 9. Questionada pela reportagem do Ibiá, a Prefeitura de Montenegro declarou que o banho segue proibido no local, e orienta que a população respeite a recomendação.

De acordo com o Executivo, o Baixio é mantido limpo e a grama cortada com frequência, e que o problema com os banheiros se dá devido terceiros. “Quando os mutirões foram realizados, os banheiros foram recuperados. Ocorre que, depois disso, houve vandalismos no local. Nos próximos dias, novos consertos serão realizados”, explica em nota. Ainda este mês, banheiros químicos devem ser instalados no local.

Ainda de acordo com a Administração, está em andamento o processo de concessão do Balneário. “Em troca da exploração da copa, o ecônomo deverá se responsabilizar pela manutenção do local. A expectativa é concluir o processo ainda neste verão”, conclui.

Deixe seu comentário