A obra deve ser finalizada ainda em agosto

Via está recebendo intervenções como pavimentação e rede pluvial

Rua sem pavimentação, íngreme, com problema constante de enxurradas ladeira abaixo em dias de chuva e sistema de esgoto precário. Essas são algumas das situações que ocorrem há décadas na rua Ibirubá, no alto do bairro Bela Vista, em Montenegro. Porém, a reivindicação dos moradores do local foi finalmente atendida pela Admistração Municipal, colocando fim aos 50 anos de espera.

Darci Rodrigues mostra abaixo assinado de moradores e solicitação de melhorias no local

Tiveram início no dia 8 de junho as obras na rua Ibirubá, trecho entre a Ibicuí e a Iraí. Segundo a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos, a iniciativa requer intervenções como nova pavimentação, rede pluvial e contensões do trecho.
Uma das grandes dificuldades dos moradores ocorre nos dias de chuva, em que a água desce do morro causando grande devastação. Moradora do local há décadas, a aposentada Oracy da Motta, de 82 anos, relata que, sem a obra, a situação era complicada. “Cada chuva que dava arrebentava tudo, que coisa triste. A valeta tu arrumava e na outra semana já tinha que arrumar de novo, mesmo que fosse chuvinha leve”, diz.

Segundo ela, o esgoto também era outro impasse. “A água dos esgotos do banheiro vinha tudo a céu aberto, mas agora eles fizeram encanamento”, comenta. Feliz com a obra que está ocorrendo na via, Oracy acredita que o resultado será bom e beneficiará todos os vizinhos.

As demandas na rua do bairro Bela Vista foram registradas também no Jornal Ibiá dezenas de vezes. Só nesta década a reivindicação tem cerca de 10 matérias específicas. Morador do local há mais de 50 anos, Darci Rodrigues, esteve na linha de frente pedindo melhorias para o bairro. Cansado da situação, desde 2012 ele vem cobrando, incisivamente, que algo seja feito por parte da Prefeitura.

Em 2016, Darci chegou a reunir 78 assinaturas de moradores pedindo por melhorias. “Era esgoto, a água correndo no meio da rua, cada chuva que dava arrebentava tudo. Era complicado também no inverno, era barro, valeta na estrada”, conta o morador. Cansados da demora, os moradores juntaram recursos e pagaram a mão de obra para a colocação de meio e fio e cano de esgoto na rua Icaraí, porém o asfalto ainda faltava.

Em 2019 Darci e outros moradores voltaram a pressionar e após uma reunião proposta pelo vereador Cristiano Braatz, com representantes do Executivo, o projeto começou a sair do papel. “A gente nem acreditava mais, mas como eles estão fazendo, é ótimo”, fala Darci.

De acordo com a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos, antes do efetivo início dos trabalhos, foram feitas visitas in loco e constada a necessidade das intervenções que já integravam o cronograma de trabalho. A previsão de conclusão é de até o final de agosto. Segundo a pasta, as demais ruas, posteriormente, devem receber melhorias. Confira abaixo um resumo dos registros do Ibiá desde 2005:

Deixe seu comentário