Moradores do bairro Senai vão debater políticas públicas

Para debater sobre políticas públicas para educação, cultura, esporte, geração de emprego e renda, moradores do bairro Senai se reunem amanhã, 29. A atividade do coletivo Embolamento Cultural de Montenegro, terá a participação da Deputada Estadual Luciana Genro.

O integrante do grupo, Toni Anderson de Souza, comenta a importância do evento para a população. “O objetivo é fomentar ações que possam trazer melhorias para toda comunidade”, disse o montenegrino. “Infelizmente nossa cidade é muito carente culturalmente para quem vive dentro das comunidades, que só têm evento quando os líderes comunitários promovem alguma atividade nesse sentido”, salienta Souza.

No que se refere à valorização da cultura popular, o ativista social destaca a falta de incentivo e apoio aos artistas locais e independentes do município, como acontece com o movimento do hip hop. “Não existe um programa ou projeto cultural que abrace a cidade como um todo, dessa forma, isso acaba interferindo nas iniciativas que se propõem a mudar essa realidade”. Outra questão que será abordada no encontro são as dificuldades na captação de recursos para a promoção da arte na cidade.

“Atualmente, é muito difícil conseguir qualquer tipo de recurso para área da cultura em Montenegro, já que a única fonte é o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Cultura (Fumdesc), que está inativo há 3 anos”, lamenta Souza. “Isso acaba cerceando o desenvolvimento da comunidade e reflete na falta da geração de emprego, de renda, entre outras consequências negativas.”

Além da presença da Deputada Estadual, representantes de entidades também participarão, levando possíveis demandas e necessidades do setor da educação, cultura e esporte. “Quem tiver interesse em contribuir com a roda de conversa ou deseja conhecer o projeto também será bem vindo”, frisa Souza. O debate está marcado para 9h30min, na rua dos Imigrantes, número 790, bairro Senai.

Últimas Notícias

Destaques