Autismo: informação e empatia na escola CIEP

Apresentações e pesquisas foram desenvolvidas por turmas do CIEP

O Colégio Estadual Ivo Bühler (CIEP) realizou, nessa terça-feira, 8, a culminância do projeto da Área de Linguagens do Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral. A iniciativa envolveu turmas do 1º e 2º anos em atividades voltadas à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), temática trabalhada ao longo do mês de abril.

A turma 221, do 2º ano, apresentou uma peça teatral que abordou a história do autismo, com foco nas transformações ocorridas ao longo do tempo, desde os primeiros registros até os dias atuais. Já os estudantes da turma 212, do 1º ano, organizaram uma mostra com pesquisas sobre figuras públicas relacionadas ao TEA, como Elon Musk e Jorge Martín. “A história de Jorge Martín é uma inspiração para todos nós.

Diagnosticado com autismo nível 1, ele transformou seu hiperfoco em motos em uma carreira brilhante, tornando-se campeão da MotoGP em 2024”, relata a professora de inglês Thais Souza.

Pinturas e outras expressões de arte foram usadas para abordar o tema Autismo

Além disso, a turma produziu materiais informativos sobre os símbolos do autismo e confeccionou um cartaz coletivo com a participação dos visitantes da mostra multidisciplinar, realizada dentro do projeto.

Também do 1º ano, a turma 211 desenvolveu trabalhos sobre o personagem André, da Turma da Mônica, que trata de questões ligadas ao autismo. O grupo pesquisou ainda a trajetória da cantora Sia, do criador do Pokémon, Satoshi Tajiri, e promoveu debates sobre o uso de cordões de identificação por pessoas com o transtorno.

As professoras ficaram satisfeitas com a qualidade dos trabalhos apresentados

As atividades foram orientadas pela frase “O autismo é parte deste mundo, não um mundo à parte”, e buscaram ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre o espectro autista. O projeto teve como eixos a conscientização, a inclusão e o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com TEA. Entre os objetivos estiveram a promoção do acolhimento, a redução do preconceito, o incentivo ao diagnóstico e o apoio ao desenvolvimento da linguagem, das habilidades sociais e da autonomia.

A ação contou com o apoio da equipe diretiva do colégio, formada pelo diretor Samuel Borges, a vice-diretora Roberta Reis, a supervisora Maria Eduarda Gotz e a coordenadora Elizandra Pinheiro. Também participaram da organização as professoras Thais, Juliana Martins, Fernanda Silveira, Ágata Tejada e Monica R Soares Camargo.

Poema escrito pela aluna Nicole do 1º ano do Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral

Últimas Notícias

Destaques