Atenção especial à violência sexual contra menores

Semana de conscientização. Proteção da criança e adolescente foi o tema do primeiro dia de debates em Montenegro

Aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 11, a abertura da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no auditório da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Neste ano, ela passa a integrar o calendário municipal.

Semana conscientiza a população sobre a necessidade de denunciar os casos de abusos e violências

Para o início dos trabalhos, ocorreu uma palestra conduzida pela coordenadora da Política para Criança e Adolescente do Governo do Estado, Juçara Caovilla Vendrusculo, e pela assistente social das políticas, Juliana Assis de Azevedo. O tema abordado na conversa foi “A proteção da criança e do adolescente acima de tudo” com o foco na violência cometida contra essa faixa etária.

De acordo com Juçara, é necessário um trabalho em rede para que se tenha, acima de tudo, a proteção dos cidadãos. “Precisamos discutir a negligência, o abandono e as explorações físicas, econômicas e mentais para prevenirmos os abusos”, revela a coordenadora.

O respeito às fases de vida da criança também é um aliado importante. “Nosso olhar deve estar mais atento aos jovens e devemos dar prioridade absoluta na saúde, educação e segurança deles”, acrescenta. Menos de 10% dos casos de violência contra crianças são denunciados. “Reforçamos as políticas de conscientização para que as pessoas tenham coragem de denunciar esses crimes, seja contra um familiar, amigo ou conhecido”, reforça Juçara.

Ela também conta que o canal Disque 100 é um ótimo meio para as denúncias serem efetuadas, pois são direcionadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de cada município.

Conforme a coordenadora do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil de Montenegro, Vera Scherer, as ações ocorrem anualmente e, a partir deste ano, passam a acontecer durante uma semana, conforme lei aprovada em outubro passado. A palestra foi direcionada às agentes comunitárias de saúde e conselheiros tutelares convidados.

Montenegro em destaque no ranking de violência no Estado
Em 2011, o número de registros de ocorrências de estupro contra crianças e adolescentes no Estado era de 960 casos, 21,5% a mais que no ano anterior. O valor máximo da série aconteceu em 2013, com 1.148 casos. No entanto, em 2014 o número de registros caiu para 926.

Segundo Melissa Araújo, psicóloga da secretaria municipal de Educação e membro do Comitê Intersetorial, Montenegro esteve, em 2017, no ranking das 15 cidades do Rio Grande do Sul com maior número de casos de violência contra crianças e adolescentes.
Fonte: SISAN/MS

Últimas Notícias

Destaques