Hoje comemoramos o Dia Mundial da Água. A data tem como objetivo alertar população sobre a importância da preservação desse elemento. Segundo a ONU, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo vão parar nos oceanos todo ano, sendo que 60% a 80% é plástico. Montenegro implantou, recentemente, uma lei que proíbe o uso de canudos e copos plásticos em estabelecimentos, buscando reduzir o descarte desses materiais ao meio ambiente.

A coordenadora de ensino infantil do colégio Sinodal Progresso, Vânia Kirchheim, explica que a educação é um fator imprescindível na criação de uma consciência ecológica. Ela afirma que é necessário que as crianças visualizem a importância da água, durante as atividades da escola. “Por exemplo, podemos fazer uma experiência com plantas, deixando uma com água e outra sem, para elas observarem a importância da água para sobrevivência”.

Vânia alerta que o papel dos pais e da comunidade é ser exemplo. “As crianças observam as ações, elas aprendem analisando, não só com discursos, então os adultos devem ser os primeiros a terem atitudes em torno da preservação do meio ambiente”, comenta. A coordenadora finaliza com um lembrete. “Se conectarmos as crianças ao meio ambiente que a circunda, ela aprenderá a amá-lo”.

Deixe seu comentário